CONVOCAÇÃO! Presidente JAIR BOLSONARO 🇧🇷 | CONVOCATION! President JAIR BOLSONARO 🇧🇷

2 months ago
203

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO COMENTA AÇÃO CONTRA SEU FILHO CARLOS, ATUAÇÃO DA PF E 08/01

🔴SUPER LIVE - PRESIDENTE JAIR BOLSONARO 🇧🇷 28/01/2024

LULA IS A FRAUD: Wake up! Video emerges as proof that Lula’s government agents INVITED terrorists to enter the Brasilia’s palace in January 08 to destroy everything. A fake terrorist attack to incriminate
@jairbolsonaro
supporters. An almost perfect “Brazilian Capitol Case"

Bolsonaro retorna ao Brasil após 89 dias nos Estados Unidos
Ex-presidente desembarcou em Brasília pouco após às 6h30 da manhã desta quinta-feira; no aeroporto da capital, número de policiais era maior que o de apoiadores

Resumo
Bolsonaro volta ao Brasil depois de três meses, muitas críticas e incertezas à vista

Inquéritos das joias, ameaça de inelegibilidade e ações em 1ª instância: o que Bolsonaro encara na Justiça após retorno

Espumante e grito de 'cadeia': como foram as nove horas de viagem de Bolsonaro no avião 'Harry Potter'

PF marca depoimento de Bolsonaro e outros investigados em inquérito sobre joias

No Planalto, estratégia é que Lula ignore provocações de Bolsonaro enquanto aliados partem para o contra-ataque

Destaques
'Ela não tem vivência política', diz Bolsonaro, ao negar futura candidatura de Michelle
Ex-Bope, coronel de 'Abin paralela' e 'gabinete do ódio': o 'time' de Bolsonaro no voo
'Não vou liderar nenhuma oposição', diz Bolsonaro em aeroporto
De volta ao Brasil, Bolsonaro será vizinho de local onde guardou joias
Últimas atualizações
Bolsonaro em reunião do PL — Foto: Divulgação/PL
Bolsonaro em reunião do PL — Foto: Divulgação/PL
O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá ser submetido a uma avaliação em São Paulo, com o cirurgião Antônio Luiz Macedo. Bolsonaro tem um problema crônico de suboclusão intestinal (obstrução parcial do intestino que dificulta a eliminação de gases e fezes, impedindo o livre trânsito nos intestinos). Ele deverá fazer exames para avaliar a necessidade de nova cirurgia. Em 9 de janeiro, foi internado no AdventHealth Celebration, na Flórida, com fortes dores abdominais. Leia mais.

HÁ 22 HORAS

Na esquerda, Jair Bolsonaro, Michelle e Laura. Na direita, a casa do ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Alan dos Santos/PR e Alice Cravo/Agência O Globo
Na esquerda, Jair Bolsonaro, Michelle e Laura. Na direita, a casa do ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Alan dos Santos/PR e Alice Cravo/Agência O Globo
A chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro no condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, região nobre da capital federal, divide os futuros vizinhos do ex-chefe do Executivo. Enquanto alguns já planejam pedir fotos e visitas à casa de Bolsonaro e Michelle, outros se preocupam com a segurança, rotina e tranquilidade da região. No mesmo bloco do novo morador, há ao menos três apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O GLOBO visitou o local e conversou com moradores. Leia aqui.

30/03/2023 15H02

Após evento na sede do PL, Jair Bolsonaro almoçou com deputados e a sua mulher, Michelle. Nomes como Hélio Lopes (PL-RJ) e o ex-ministro Gilson Machado estavam presentes. O deputado federal Pastor Gil (PL-MA) compartilhou registros nas redes sociais.

"Momento muito particular e reservado entre amigos. Obrigada por tudo", escreveu.

Michelle e Bolsonaro almoçam juntos — Foto: Reprodução
30/03/2023 14H32

Bolsonaro e as joias apreendidas pela Receita — Foto: Arquivo
O conjunto de joias do regime da Arábia Saudita retido pela Receita Federal e que seria da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro está sendo encaminhado à perícia da Polícia Federal. Entregues na Superintendência do órgão em São Paulo, os bens serão entregues a profissionais do Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília, e analisados pelo setor de gemologia, ciência que estuda pedras preciosas. Um dos objetivos é atestar a autenticidade das peças. Leia mais.

30/03/2023 13H34

Michelle Bolsonaro beija o marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro, após volta do antigo mandatário ao Brasil — Foto: Reprodução/Instagram
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou nas redes sociais o primeiro registro ao lado do marido desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro chegou ao Brasil, nesta quinta-feira. No registro, o casal aparece abraçado e Michelle beija o rosto do ex-presidente. Ela ainda chama o marido carinhosamente de "meu lindinho".

Mais cedo, durante coletiva de imprensa, Bolsonaro negou qualquer intenção de Michelle concorrer a um cargo no Executivo e disse ainda que a mulher não tem "vivência política".

30/03/2023 13H56

O presidente Lula e seu antecessor, Jair Bolsonaro — Foto: Montagem sobre fotos de Cristiano Mariz e Sergio Lima/AFP
O ex-presidente Jair Bolsonaro fez críticas em seu retorno ao Brasil acusando o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ter disponibilizado carros blindados para seus deslocamentos. Em sua gestão, entretanto, o pedido do petista para ter um veículo blindado foi negado em abril de 2021.

No documento assinado pelo diretor de Recursos Logísticos da Secretaria-Geral da Presidência, Maurílio Costa dos Santos, em 23 de abril daquele ano, ele afirma que a solicitação de “01 (um) veículo executivo blindado, com sirene instalada” feita pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para dar apoio ao, na época, ex-presidente Lula, não seria atendida. O argumento foi o de que o órgão “não dispõe de veículo em condições e com tais características para atender a demanda”. (Leia mais)

30/03/2023 14H07

Joias dadas de presente por governo saudita a casal Bolsonaro — Foto: Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta quinta-feira que as joias recebidas de presente do governo da Arábia Saudita, que entraram de maneira ilegal no país, eram para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e que a Presidência da República tentou recuperar o conjunto por meio de ofícios enviados à Receita Federal. Os itens, avaliados em R$ 16 milhões foram apreendidas por fiscais aduaneiros no aeroporto de Guarulhos com um assessor do ex-ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) por não terem sido declaradas.

— Tentamos recuperar o outro conjunto da Michelle via ofício, não foi na mão grande. Não sei porque essa onda toda. Se estão achando isso, como algo que eu fiz errado, eu fico até feliz, (é porque) não têm do que me acusar — afirmou durante entrevista para a Jovem Pan. (Leia mais)

30/03/2023 13H59

Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, conversa com repórteres no Palácio do Alvorada — Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta quinta-feira que o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Brasil após três meses na Flórida "flopou". Em comentários à imprensa, ele afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "desligou a máquina de fabricação de guerra que havia no terceiro andar do Palácio do Planalto".

— Quem quiser tentar criar o ambiente de conflito que havia no governo anterior vai se dar mal. Vai flopar, como flopou a recepção do ex-presidente, que voltou depois de ter fugido do país — disse ele. — Quem quer reconstruir o país estava ontem [quarta-feira] no debate amplo que fizemos na Câmara dos Deputados com os líderes dos partidos da oposição. Esse é o clima que nós estamos construindo no Brasil desde o dia 8 de janeiro, quando estancamos um golpe que estava sendo armado.

30/03/2023 12H44

Bolsonaro é recebido por Valdemar Costa Neto no PL — Foto: Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro está usando um colete à prova de balas por baixo da roupa como costuma fazer em todas as suas aparições públicas, inclusive enquanto ainda estava à frente do Executivo federal. Nesta quinta-feira, durante evento no PL, Bolsonaro reclamou que o atual governo não forneceu a ele carros blindados para usar em seus deslocamentos pelo país e insinuou que corre risco de sofrer um atentado. Responsável por fornecer os automóveis, a Casa Civil, no entanto, alega que o decreto que regula o uso de veículos por ex-presidentes não prevê que os veículos sejam blindados. (Alice Cravo)

30/03/2023 14H00

Bolsonaro no avião que o trouxe ao Brasil após 89 dias nos EUA — Foto: Eduardo Graça
De acordo com a colunista Bela Megale, o ex-presidente Jair Bolsonaro se irritou quando soube que sairia do avião escoltado pela Polícia Federal e que seria conduzido por uma rota alternativa ao saguão principal do aeroporto de Brasília, nesta quinta-feira. O ex-presidente e seus auxiliares chegaram a afirmar que ele não obedeceria o protocolo de segurança.

(Leia mais)

30/03/2023 13H33

O ex-presidente Jair Bolsonaro em reunião no PL após retornar ao Brasil nesta quinta-feira — Foto: Divulgação/PL
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reclamou em uma reunião do PL na manhã desta quinta-feira que o atual governo não forneceu a ele carros blindados para usar em seus deslocamentos pelo país. Em uma reunião na sede do PL, Bolsonaro insinuou que corre risco de sofrer um atentado e afirmou que a medida seria necessária para garantir a sua segurança.

Responsável por fornecer os automóveis, a Casa Civil, no entanto, alega que o decreto que regula o uso de veículos por ex-presidentes não prevê que os veículos sejam blindados. O texto do decreto 6.381 de fevereiro de 2008 afirma que "findo o mandato do Presidente da República", o ex-presidente terá direito "aos serviços de quatro servidores para atividades de segurança e apoio pessoal; a dois veículos oficiais, com respectivos motoristas".(Leia mais)

30/03/2023 11H50

Fachada da Abin — Foto: Agência O Globo
Em entrevista à Jovem Pan após retornar ao Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro comentou as informações reveladas por reportagem do GLOBO de que durante os três primeiros anos de seu governo, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) operou um sistema secreto de monitoramento da localização de cidadãos. Segundo ele, o sistema foi comprado durante o governo do ex-presidente Michel Temer e "talvez tenha sido usado" pela agência.

— Há poucos dias me acusaram de ter manipulado, bisbilhotado a vida de 10 mil pessoas com uma máquina lá da Abin. Essa máquina foi comprada lá no governo Temer. Ela tem a capacidade de monitorar os sinais telefônicos — disse ele. — Isso talvez tenha sido usado pela Abin e talvez tenha sedimentado o estudo para os órgãos de segurança.

30/03/2023 11H33

Autodeclarado 'palmeirense roxo', Bolsonaro afirmou que no Rio, torce para o Botafogo. Presidente também já vestiu camisa de vários times, como Flamengo, Fluminense e Fortaleza — Foto: Marcos Corrêa/PR
Em uma entrevista na sede do PL em sua volta ao Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi indagado sobre uma reportagem do jornal Estado de S. Paulo sobre um terceiro conjunto de joias do regime da Arábia Saudita e porque elas estavam em seu acervo pessoal. Segundo o antigo mandatário, todos os procedimentos foram feitos regularmente e os objetos, classificados pelo escritório da Presidência. Dois terços de seu acervo, disse ele, já foram doados "para a Biblioteca Nacional e para um outro órgão público também".

— Sobrou uma outra parte: 3 mil camisas de futebol, não sei o que vou fazer com isso. Tem lá uns 50 relógios, tem uns que valem R$ 10, tem uns que valem R$ 200. Tem lá 50 facas que ganhei ao longo das minhas viagens pelo Brasil todo — disse ele, negando que tentou omitir a existência das joias.

30/03/2023 11H52

DESTAQUE
'Ela não tem vivência política', diz Bolsonaro, ao negar futura candidatura de Michelle
Bolsonaro concede entrevista após chegar ao Brasil — Foto: Reprodução/ PL
O ex-presidente Jair Bolsonaro negou que a mulher Michelle Bolsonaro vá ser candidata à Presidência da República a revelou que o casal já conversou sobre o tema. Ele disse que a decisão é da própria ex-primeira-dama e que ela não tem "vivência política".

—Tem que ter algo mais. Eu tive dificuldade para ser presidente, mesmo com anos de Congresso. A Michelle tá fora disso, ela não deseja. Agora, ela quer colaborar. Ela fez um trabalho excepcional , se dedicou às pessoas com deficiência — falou.

O político ainda afirmou que, caso a decisão da esposa mude, "não irá proibi-la" e não respondeu se ela seria uma boa presidente.

— Não vou proibi-la, ela vai conversar comigo. Mas ela não tem esse interesse. (....) A senhora Michelle Bolsonaro não tem vivência política — reforçou. (Leia mais)

30/03/2023 17H36

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu o carinho dos apoiadores em publicações no Twitter na manhã desta quinta-feira. "É muito bom estar de volta ao Brasil", disse.

30/03/2023 11H12

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), fala com apoiadores no aeroporto de Orlando (EUA), pouco antes de embarcar para o Brasil — Foto: Reprodução
O Ao Ponto, podcast do Jornal O Globo, de hoje analisa o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Brasil, e como ele deve se inserir em um contexto político diferente do que ele viu pouco antes de deixar o país. No episódio, a colunista Bela Megale detalha as maiores preocupações no entorno de Bolsonaro, e os riscos eleitorais e jurídicos que aparecem no seu radar. O repórter Gabriel Sabóia conta quais devem ser os primeiros passos do ex-presidente depois de sair do aeroporto, e qual o papel da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, nesta equação. Ouça aqui.

30/03/2023 10H25

Bolsonaro aparece em janela do PL — Foto: EVARISTO SA / AFP
Após desembarcar no aeroporto de Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou na manhã desta quinta-feira de uma recepção organizada pelo PL, na sede do partido. Em uma rápida fala aos parlamentares presentes, Bolsonaro afirmou que estava com "orgulho" do Congresso Nacional formado nas últimas eleições. Sem citar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro afirmou que "esse pessoal que por ora está no poder não vai fazer o que bem quer" com o país.

— O Parlamento nos orgulha pelas medidas, pela forma de se comportar, de agir lá dentro, fazendo o que tem que ser feito e mostrando para esse pessoal que por ora, por pouco tempo, está no poder, que eles não vão fazer o que bem querem com o destino da nossa nação — afirmou o ex-presidente. (Leia mais)

30/03/2023 11H54

Nas redes, apoiadores e oposição disputam narrativa sobre recepção de Bolsonaro em Brasília — Foto: Reprodução
A recepção do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília e o número de apoiadores que o esperavam no aeroporto internacional virou alvo de disputas entre apoiadores e a oposição nas redes sociais. Para mostrar que Bolsonaro foi ovacionado pelo público ou ignorado, imagens são veiculadas na arena digital.

Antes do desembarque do pai, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou registros antigos em que o ex-presidente aparecia rodeado de apoiadores. A oposição contrapôs as imagens. (Leia mais)

30/03/2023 11H54

Ex-presidente ao lado de parlamentares em reunião logo após chegada no Brasil — Foto: Reprodução
Após desembarcar em Brasília no início da manhã, o ex-presidente Jair Bolsonaro participa de uma reunião a portas fechadas na sede do PL em um de seus primeiros compromissos depois de três meses na Flórida. Participam do encontro aliados como o ex-ministro da Defesa e seu candidato à vice na chapa derrotada em 2022, Walter Braga Netto, e os deputados federais Helio Lopes (PL-RJ), Filipe Barros (PL-PR), Delegado Caveira (PL-PA) e Soraya Santos (PL-RJ), além do senador Magno Malta (PL-ES).

30/03/2023 10H31

Avião de Harry Potter que trouxe ex-presidente ao Brasil só faz voo para Orlando

O interior do avião temático de Harry Potter — Foto: Divulgação
Jair Bolsonaro voltou ao Brasil num avião temático com referências a Harry Potter, personagem protagonista da saga homônima criada pela escritora britânica J.K. Rowling. A aeronave funciona desde agosto de 2022, e foi lançada pela empresa aérea Gol em parceria com o complexo Universal Orlando Resort, para divulgar o parque inspirado no bruxinho mais famoso do mundo.

A aeronave PR-XMR, do modelo Boeing 737 Max, é anunciada como uma das mais modernas em tecnologia e sustentabilidade, e recebeu pintura e adesivação interna e externa temática, com representações de elementos das duas áreas temáticas do The Wizarding World of Harry Potter dentro dos parques temáticos do Universal Orlando.

(Leia mais).

30/03/2023 12H16

O ministro da Secretaria-Geral de Governo, Márcio Macêdo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto — Foto: Ricardo Stuckert
O ministro da Secretaria-Geral de Governo, Márcio Macêdo, afirmou que o governo "é indiferente" ao retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil. Após uma temporada de três meses nos Estados Unidos, Bolsonaro desembarcou em Brasília na manhã desta quinta-feira. Macêdo participou da primeira reunião do dia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Alvorada ao lado do ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais. Leia mais.

30/03/2023 09H56

Retorno de Bolsonaro ao Brasil repercute na imprensa internacional — Foto: Reprodução
O retorno de Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil, nesta quinta-feira, repercutiu na imprensa internacional. A mídia estrangeira destacou que o ex-presidente promete liderar a direita no país e fazer oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto enfrenta uma série de investigações, como as dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília, e as relativas ao caso das joias. (Leia mais)

30/03/2023 09H52

Ciro Nogueira mostra festa na hora da chegada de Bolsonaro

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), que foi ministro da Casa Civil, divulgou vídeo em que mostra o momento em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é recepcionado por políticos em um evento fechado na sede do PL. As imagens mostram ele sendo abraçado e cumprimentado por aliados, que entoam em coro: "O capitão voltou". (Alice Cravo)

30/03/2023 11H56

Bolsonaro acena a apoiadores em frente á sede do PL em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro saiu e cumprimentou rapidamente apoiadores que estão na porta da sede do PL. O encontro com os bolsonaristas foi rápido e não houve discurso. Minutos antes, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também atendeu o público que aguardava na entrada. Ela parou para tirar selfies e conversar com algumas pessoas.

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro cumprimenta apoiadores na sede do PL em Brasília — Foto: Evaristo Sá/AFP
30/03/2023 09H30

Ex-primeira dama Michelle Bolsonaro grava vídeo ao lado do deputado Girão Monteiro (PL-RN — Foto: Reprodução
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que aguardava a chegada do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro, na sede do PL, em Brasília, foi tietada por outros membros do partido. Entre os políticos que fizeram gravações ao lado dela estão o deputado General Girão (PL-RN), que pediu um recado da ex-primeira-dama para o seu estado, e a amiga e deputada federal (PL-MT), Amalia Barros.

Ela também gravou um story no Instagram ao lado do ex-ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. A ex-primeira-dama ainda não fez postagens em suas redes do evento.

30/03/2023 09H23

Passageiro do voo de Bolsonaro 'faz o L' no desembarque e é hostilizado por apoiadores do

Um passageiro do voo que trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro de volta ao Brasil fez um gesto de L no desembarque, em alusão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e foi hostilizado por apoiadores do ex-presidente.

Em conversa com a reportagem, o autônomo André Bortoni disse que a maioria das pessoas no voo eram apoiadoras de Bolsonaro, mas não se sentiu intimidado:

— Não tenho medo dessas pessoas — disse ao GLOBO. (Gabriel Sabóia)

30/03/2023 09H24

Após 1 hora de espera, bolsonaristas deixam aeroporto sem ver o ex-presidente

Bolsonaristas que foram ao aeroporto internacional de Brasília para recepcionar o ex-presidente Jair Bolsonaro começaram a deixar o saguão de desembarque após 1 hora de espera. Confiantes de que o ex-mandatário os receberia no local, eles só foram embora depois da aparição do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que avisou que o pai já havia ido embora. (Gabriel Sabóia)

30/03/2023 09H25

Ex-presidente Jair Bolsonaro faz discurso para apoiadores na sede do Partido Liberal — Foto: Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro discursou para seus apoiadores ao chegar na sede do PL. Ele prometeu trabalhar junto com os políticos do partido e mandou um recado para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

— Vamos para esse pessoal que por hora e por pouco tempo está no poder que eles não vão fazer o que querem da nossa nação — falou.

Bolsonaro também citou o período que passou nos Estados Unidos e afirmou que irá trazer a experiência do que viu por lá para o Brasil.

30/03/2023 09H26

Ex-presidente Jair Bolsonaro cumprimenta presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, no desembarque em Brasília — Foto: Reprodução/CNN/Gustavo Uribe
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi filmado pela primeira vez em seu retorno ao Brasil nesta quinta-feira. Na garagem da sede do PL, ele foi recepcionado pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e cumprimentou um de seus filhos, o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ). Também foi recepcionado por seu ex-secretário Fabio Wajngarten e pelo deputado Hélio Lopes (PL-RJ).

30/03/2023 09H26

Bolsonaro deixa aeroporto de Brasília escoltado pela Polícia Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o aeroporto de Brasília às 7h40 desta quinta-feira por uma saída lateral, sob escolta de viaturas da Polícia Federal. A saída pelo hangar da PF é um protocolo de segurança para ex-mandatários.

A "saída pelos fundos", contudo, frustrou cerca de 100 apoiadores que aguardavam o ex-presidente no saguão do aeroporto.

Bolsonaro agora segue para a sede do PL, em um centro de convenções no centro da capital federal, onde será recepcionado por parlamentares e dirigentes da sigla. (Alice Cravo e Gabriel Sabóia)

30/03/2023 09H26

'Faltamos ao trabalho e trouxemos os netos para ver o mito', diz o motorista Adilson de Souza — Foto: Gabriel Saboia / Brasília

O casal Adilson e Eunice de Souza levou os netos, de 2 e 3 anos, para recepcionar o ex-presidente Jair Bolsonaro no Aeroporto de Brasília. Para isso, precisaram faltar aos seus trabalhos. Adilson, que é motorista de ônibus, negociou uma reposição de turno com o chefe, que também é bolsonarista. Eunice, que é enfermeira, ainda não sabe como irá repor a falta.

— Vale tudo para mostrar aos netos o começo de um futuro melhor. Faltei hoje ao trabalho para mostrar às crianças que um outro Brasil é possível. Mas, a PF precisa deixar que este momento em família aconteça. Todos sabem que estão sabotando a volta do nosso presidente, que só saiu do Brasil pelo risco que o petismo representa — afirma Adilson. (Gabriel Sabóia)

30/03/2023 09H27

Presidente Lula visita a base de submarinos da Marinha, o PROSUB, em Itaguaí. — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Em publicação no Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou que ficará recluso no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência. "Trabalhando hoje no Palácio da Alvorada, com reuniões com a ministra Simone Tebet, Márcio Macedo e Silvio Almeida. E assino também com a ministra Ana Moser o decreto da política de incentivo ao futebol feminino. Bom dia para todos!", escreveu o chefe do Executivo.

Enquanto isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao Brasil. A aeronave pousou no Aeroporto de Brasília às 6h37.

30/03/2023 09H27

Apoiadores se reúnem em Brasília para recepcionar ex-presidente

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro cantam o Hino do Brasil no saguão de desembarque do aeroporto de Brasília. Segundo estimativa da PM, cerca de 100 pessoas aguardam a saída do político. A previsão, porém, é que ele não passe pelo local. Como ex-mandatário, a Polícia Federal tem um protocolo específico em que ele deve sair por uma saída lateral. Por causa disso, palavras de ordem são gritados contra a PF e contra o PT. (Gabriel Sabóia)

30/03/2023 09H28

Bolsonaro no avião que o trouxe ao Brasil após 89 dias nos EUA — Foto: Eduardo Graça
Depois de quase três meses nos Estados Unidos em que apareceu em vídeos para políticos do PL e participou de conferências da direita internacional, o ex-presidente Jair Bolsonaro desembarcou no Brasil falando pouco sobre o seu futuro político. Tanto quando foi abordado pela imprensa ou por apoiadores, limitou-se a ouvi-los e dar sorrisos.

Bolsonaro iniciou a viagem de 9h com uma taça de espumante na mão e, apesar de o avião não ter wifi, só tirou os olhos e dedos do celular quando o jantar foi servido. Leia mais.

30/03/2023 09H28

Bolsonaro embarca nesta quarta-feira em voo previsto para chegar em Brasília às 7h10 — Foto: Eduardo Graça
De volta ao Brasil após mais de três meses nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro encontrará uma série de pendências na Justiça à sua espera. Entre elas inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e as investigações que caminham no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, precisará explicar à Polícia Federal o motivo de ter ficado com joias que recebeu de presente da Arábia Saudita quando ainda estava no cargo. Leia mais.

30/03/2023 09H28

Bolsonaro embarca no Aeroporto Internacional de Orlando a caminho do Brasil

Se de um lado apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro tentarão fazer de sua volta ao Brasil, marcada para esta quinta-feira, um grande evento, de outro, o Palácio do Planalto trabalha para não amplificar a repercussão do retorno do político do PL, que passou uma temporada de três meses nos Estados Unidos. A estratégia traçada por alguns dos principais ministros do governo é evitar a todo custo rebater eventuais ataques de Bolsonaro. Eles têm aconselhado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer o mesmo, para não se antagonizar a um adversário que, apesar da força política, hoje não tem mandato. Leia mais.

30/03/2023 09H28

Bolsonaro em entrevista à CNN — Foto: Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro passou ao todo 89 dias nos Estados Unidos, local que escolheu para "descansar" após o fim de seu mandato. De lá, acompanhou crises relacionadas ao seu governo, como o caso das joias doadas pela Arábia Saudita, e os atos golpistas do dia 8 de janeiro, enfrentou problemas de saúde, foi "tietado" por apoiadores e participou de eventos conservadores, como a maior convenção americana de direita, onde foi citado nominalmente pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump. Durante o período, esteve cercado de seus homens de confiança e dividiu sua estadia em Orlando nas casas do lutador José Aldo e do ruralista Paulo Junqueira. Leia mais.

30/03/2023 09H29

Bolsonaro no avião que o trouxe ao Brasil após 89 dias nos EUA — Foto: Eduardo Graça
Noventa dias depois de deixar o país, ainda como presidente da República, Jair Bolsonaro, volta ao Brasil nesta quinta-feira com a pretensão de reassumir o posto de principal líder da oposição a Luiz Inácio Lula da Silva. Em solo brasileiro, porém, terá que lidar com apoiadores que o criticaram por ter deixado o país logo após a eleição em que saiu derrotado e, com isso, aberto mão de fazer os primeiros enfrentamentos à nova gestão petista. Leia mais

30/03/2023 09H29

Bolsonaro é tietado por apoiadores antes de check-in no Aeroporto de Orlando — Foto: Eduardo Graça
Nas horas que antecederam o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Brasil, na manhã desta quinta-feira, um clima de reserva prevaleceu sobre o bolsonarismo. Enquanto aliados viam ação do governo federal para minimizar o impacto de sua chegada ao país após três meses de autoexílio, as redes sociais seguiram focadas em ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Leia mais

30/03/2023 09H29

Policiais no aeroporto de Brasília na chegada de Bolsonaro — Foto: Alice Cravo / O Globo
Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de cem pessoas foram até o aeroporto de Brasília aguardar a chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro. O número é menor que a quantidade de policiais destacados para fazer a segurança no local: 150. (Alice Cravo)

30/03/2023 06H51

Apoiadores aguardam Bolsonaro no saguão do aeroporto de Brasília — Foto: Alice Cravo/ O Globo
Apesar do plano de segurança da Polícia Federal para a chegada de Jair Bolsonaro ao Brasil prever uma "saída pelos fundos", dezenas de apoiadores o esperam no saguão do aeroporto internacional de Brasília. A Polícia Militar do Distrito Federal montou um forte esquema de segurança no local, com barreiras, mas sem impedir que as pessoas acessem o terminal. (Alice Cravo)

30/03/2023 06H50

Bolsonaro no avião que o trouxe ao Brasil após 89 dias nos EUA — Foto: Eduardo Graça
Jair Bolsonaro (PL) acaba de retornar ao Brasil. Às 6h37 desta quinta-feira aterrissou em Brasília o avião da Gol que trouxe o ex-presidente, em voo comercial, após quase 3 meses nos EUA.

O voo, que saiu de Orlando, foi tranquilo, com um único registro de turbulência forte. Por volta das 5h, o ex-presidente acordou disposto, se levantou e tirou fotos com passageiros que fizeram fila para registrar o momento. Pelo menos 30 passageiros conseguiram os cliques.

Quem teve uma conversa mais longa com Bolsonaro foi o empresário Rafael Danigno, de 38 anos, de Brasília, que perguntou se o ex-presidente apoiaria uma outra liderança para “comandar a direita e tirar a esquerda e Lula do poder”, e citou como exemplos os governadores de MG, Romeu Zema (Novo); e de SP, Tarcisio de Freitas (Republicanos). Danigno contou que o ex-presidente respondeu a ele “estar aberto”.

30/03/2023 06H53

Bolsonaro ficou com joias avaliadas em R$ 500 mil após fim de mandato — Foto: Arte O Globo
De volta ao Brasil após mais de três meses nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro encontrará uma série de pendências na Justiça à sua espera. Entre elas inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e as investigações que caminham no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, precisará explicar à Polícia Federal o motivo de ter ficado com joias que recebeu de presente da Arábia Saudita quando ainda estava no cargo.

(LEIA MAIS)

30/03/2023 06H07

Bolsonaro em entrevista à CNN — Foto: Reprodução
Noventa dias depois de deixar o Brasil, ainda como presidente da República, Jair Bolsonaro volta ao país nesta quinta-feira com a pretensão de reassumir o posto de principal líder da oposição a Luiz Inácio Lula da Silva. Em solo brasileiro, porém, terá que lidar com apoiadores que o criticaram por ter deixado o país logo após a eleição em que saiu derrotado e, com isso, aberto mão de fazer os primeiros enfrentamentos à nova gestão petista.

(LEIA MAIS)

30/03/2023 05H39

Bolsonaro durante agenda nos Estados Unidos — Foto: Alex Wong/Getty Images/AFP
Nas horas que antecederam o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Brasil, na manhã desta quinta-feira, um clima de reserva prevaleceu sobre o bolsonarismo. Enquanto aliados viam ação do governo federal para minimizar o impacto de sua chegada ao país após três meses de autoexílio, as redes sociais seguiram focadas em ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro chega ao aeroporto de Brasília às 7h desta quinta-feira, num voo direto da Florida, Estados Unidos. De lá ele segue para a sede do Partido Liberal, onde será recebido pela esposa Michelle, pelo presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, e pelo ex-ministro Braga Netto, hoje secretário de relações institucionais do PL.

(LEIA MAIS)

30/03/2023 00H53

Passageira se aproxima de Bolsonaro para fazer selfie — Foto: Eduardo Graça
Bolsonaro embarcou no avião aplaudido por vários passageiros, que gritavam o nome do ex-presidente. Uma voz solitária contrapôs a tietagem: "Cadeia", berrou.

O ex-chefe do Executivo viaja na poltrona 1A da Classe Executiva, na primeira fileira. Três assessores especiais e um ex-funcionário estão em poltronas próximas a Bolsonaro, que, no entanto, não tem ninguém imediatamente ao lado.

Bolsonaro embarca no Aeroporto Internacional de Orlando a caminho do Brasil

O voo decolou de Orlando por volta das 23h, no horário de Brasília. A expectativa é que ele pouse na capital federal no início da manhã, pouco antes das 8h.

(por Eduardo Graça)

29/03/2023 22H54

DESTAQUE
Ex-Bope, coronel de 'Abin paralela' e 'gabinete do ódio': o 'time' de Bolsonaro no voo
Jair Bolsonaro embarca em Orlando — Foto: Eduardo Graça
Bolsonaro está acompanhado de três assessores no voo. O trio — Max Guilherme Machado de Moura, Sérgio Rocha Cordeiro e Marcelo Costa Câmara — faz parte da equipe do ex-presidente desde que ele despachava do Palácio do Planalto.

Max Guilherme é sargento reformado da PM do Rio e integrou as fileiras do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da corporação. Ele trabalha com Bolsonaro desde os tempos de deputado federal e é apontado como um dos assessores mais próximos do ex-chefe do Executivo.

Coronel do Exército, Câmara era o responsável, no Planalto, por uma espécie de setor de inteligência informal, que ficou conhecido como "Abin paralela". Já Cordeiro é capitão do Exército e assessor especial do ex-presidente desde 2019.

(LEIA MAIS)

29/03/2023 22H59

Ala reservada onde ficou Bolsonaro — Foto: Eduardo Graça
Depois de passar pela Imigração, Bolsonaro ficou em uma ala reservada do Plaza Premium Lounge, situada ao lado da sala de embarque. No local, deu entrevista para uma rede de televisão.

Sergio Rocha Cordeiro, assessor especial da Presidência que é um dos três acompanhantes do ex-presidente no voo, informou que ele só falaria "ao vivo", pois não haveria "risco de distorcerem". Bolsonaro também recebeu pedidos de foto de mais eleitores e brasileiros que trabalham no aeroporto e em companhias aéreas brasileiras que voam para o aeroporto da Flórida.

(por Eduardo Graça)

29/03/2023 21H23

Bolsonaro é tietado por apoiadores antes de check-in no Aeroporto de Orlando — Foto: Eduardo Graça
Na véspera de chegar ao Brasil, Jair Bolsonaro demonstrou irritação. O motivo, segundo aliados de primeira hora do ex-presidente, é o plano de segurança imposto pela Polícia Federal, a Secretaria de Segurança do Distrito Federal e outras autoridades sobre seu retorno.

Bolsonaro sonhava com uma chegada de grande impacto, com apoiadores no saguão do aeroporto de Brasília. A decisão tomada na reunião desta terça-feira de que ele sairá por uma rota alternativa e não terá contato com populares frustrou os planos do ex-presidente. No PL, seu partido, a crítica também é latente, com parlamentares afirmando que ele já é tratado como “presidiário”.

Em conversas com aliados, Bolsonaro deixou clara a irritação e se queixou de ter que “sair pelos fundos”. Nos bastidores, coloca a imposição na conta do governo petista. O nome mais criticado é o do ministro da Justiça, Flávio Dino.

(LEIA MAIS)

30/03/2023 09H54

DESTAQUE
'Não vou liderar nenhuma oposição', diz Bolsonaro em aeroporto
Bolsonaro em entrevista à CNN — Foto: Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista ao vivo à CNN Brasil no Aeroporto de Orlando, onde vai embarcar no voo de retorno ao Brasil na noite desta quarta-feira. Na rápida conversa, o ex-chefe do Executivo negou a intenção de comandar a oposição ao governo Lula.

— Não vou liderar nenhuma oposição. Vou participar com meu partido como uma pessoa experiente, com 28 anos de Câmara, quatro de presidente, dois de vereador e 15 de Exército. Para colaborar, com aqueles que assim desejarem, sobre como a gente pode se apresentar para manter o que tiver que ser mantido e mudar o que tiver de ser mudado — disse Bolsonaro.

Contudo, a expectativa do PL, partido do ex-presidente, é justamente a de que ele atue como principal cabo eleitoral da legenda nos próximos anos. Bolsonaro, inclusive, receberá um salário com nível de ministro no retorno ao Brasil.

29/03/2023

bolsonaro volta brasil,bolsonaro volta ao brasil,bolsonaro chega ao brasil,bolsonaro brasil,bolsonaro,bolsonaro no brasil,volta de bolsonaro,jair bolsonaro,cnn brasil ao vivo,cnn brasil ao vivo agora online,quando bolsonaro volta ao brasil,volta de bolsonaro brasil,bolsonaro hoje,bolsonaro volta,volta bolsonaro,chegada de bolsonaro ao brasil,chegada de bolsonaro,bolsonaro joias,bolsonaro vai voltar,michelle bolsonaro,bolsonaro ao vivo

Bolsonaro volta brasil,bolsonaro volta ao brasil,bolsonaro chega ao brasil,bolsonaro brasil,bolsonaro,bolsonaro no brasil,volta de bolsonaro,jair bolsonaro,cnn brasil ao vivo,cnn brasil ao vivo agora online,quando bolsonaro volta ao brasil,volta de bolsonaro brasil,bolsonaro hoje,bolsonaro volta,volta bolsonaro,chegada de bolsonaro ao brasil,chegada de bolsonaro,bolsonaro joias,bolsonaro vai voltar,michelle bolsonaro,bolsonaro ao vivo

Loading comments...