A Tanach (Bíblia) aprova a teoria da Terra Plana? Vejamos! (Legendado)

5 months ago
204

Vale a pena deixar bem claro que na Tanach (Bíblia) não existe nenhuma menção sobre a Terra Plana, infelizmente cristãos no passado traduziram erroneamente as partes que dá uma alusão ao formato da Terra, fora os outros erros, mas aí já é um outro assunto.
Um dos erros grotesco que os cristãos cometeram, foi de traduzir a palavra רָקִיעַ (Rákiah) para domo ou até mesmo firmamento (firmamento ainda é tolerável), se analisarmos em detalhe, o mais correto seria Expansão, e podemos ver essa palavra em outros versículos que também denotam expansão ou céus, como podemos ver em Gênesis 1:6-8 e 1:14-20, Salmos 19, ou seja, podemos aplicar a expansão do espaço começando a partir da Terra, onde realmente vemos a divisão de águas, tanto águas abaixo do manto da Terra (e todo manto que se expandiu e que seria a superfície também para dividir as águas de baixo) , onde há uma reserva de mais de 3 oceanos nas profundezas da Terra, e as águas da superfície onde fica os oceanos, rios e lagos, e também no ar em forma de vapor e etc , e em grande volume pela vasta extensão do espaço sideral já comprovado, onde há muito mais volume de águas no espaço, e essa afirmação colabora pelo que já foi descoberto pela ciência, onde no início houve uma enorme expansão do espaço (céus), e vemos que na Tanach (Bíblia) Isaías 42:5, e até hoje, (lógico que não na mesma constante, hoje é bem menor) ainda hoje há uma expansão pelo afastamento dos corpos celestes no espaço, e também colaborando com a Tanach ( Bíblia) Salmos 104:2, Jó 9:8, e um registro bíblico e o que está em Jó 26:7, onde mostra a Terra no espaço não segurado por nenhum deus ou pilar, como se acreditava em muitas civilizações do passado.

Outra afirmação bem interessante é o relato do Zohar, escrito há quase 2000 anos, onde naquela época, nem sabia o formato da Terra havendo várias opiniões, nem sabiam da existência do continente da Antártica, muitos também não sabiam da existência do continente Americano com exceção dos Fenícios e alguns outros povos, mas o sábios justos já havia feito essa revelação fascinante sobre a nossa Terra e a complexidade da geografia astrofísica. Vejamos o que diz o trecho do Zohar Vayacra 22:141-142.

וּבְסִפְרָא דְּרַב הַמְנוּנָא סָבָא, פָּרִישׁ יַתִּיר, דְּהָא כָּל יִשׁוּבָא מִתְגַּלְגְּלָא בְּעִגוּלָא כַּכַּדּוּר, אִלֵּין לְתַתָּ א, וְאִלֵּין לְעֵילָּא, וְכָל אִינּוּן בִּרְיָין מְשַׁנְיָין בְּחֶ זְוַויְיהוּ מִשִׁנוּיָא דַּאֲוִירָא. כְּפוּם כָּל אֲתַר וַאֲתַר, וְקַיְימִין בְּקִיּוּמַיְיהוּ כִּשְׁא ָר בְּנֵי נָשָׁא.

"O mundo inteiro e aqueles que estão sobre ele giram em círculo como uma bola, 'tanto os que estão na parte inferior da bola quanto os que estão no topo. Todas as criaturas de D-us, onde quer que vivam nas diferentes partes da bola, parecem diferentes (na cor, nas feições) porque o ar é diferente em cada lugar, mas eles ficam eretos como todos os outros seres humanos.

ועַל דָּא אִית אֲתַר בְּיִשּׁוּבָא, כַּד נָהִיר לְאִלֵּין, חָשִׁיך ְ לְאִלֵּין, לְאִלֵּין יְמָמָא, וּלְאִלֵּין לֵילְיָא. וְאִית אֲתַר דְּכוּלֵיהּ יְמָמָא, וְלָא אִשְׁתְּכַח בֵּיהּ לֵילְי ָא, בַּר בְּשַׁעֲתָא חֲדָא זְעֵירָא. וְהַאי דְּאָמַר בְּסִפְרֵי קַדְמָאֵי, וּבְסִפְרָא דְּאָדָם הָרִאש ׁוֹן הָכִי הוּא. דְּהָכִי כְּתִיב, ( תהילים קל״ט:י״ד ) אוֹדְךָ עַל כִּי נוֹרָאוֹת נִפְ לֵיתִי נִפְלָאִים מַעֲשֶׂיךָ. וּכְתִיב, ( תהילים ק״ד:כ״ד ) מַה רַבּוּ מַעֲשֶׂיךָ ה'. וְעַל דָּא, כֹּלָּא שַׁפִּיר. וְרָזָא דָּא אִתְמְסַר לְמָארֵיהוֹן דְּחָכְמְתָא, וְלָא לִמְפָלְג ֵי תְּחוּמִין, בְּגִין דְּאִיהוּ רָזָא עֲמִיקָא דְּאוֹרַיְיתָא.

Portanto há lugares no mundo onde, quando uns têm luz, outros têm trevas; quando alguns têm dia, outros têm noite. Existe um lugar no mundo onde o dia é longo e a noite é curta...

Incrível não!?

A própria Bíblia faz algumas referências intrigantes ao formato da Terra dela não ser plana. O mais proeminente está em Isaías 40:22 e em Provérbios 8:27, onde descreve D-us sentado entronizado acima do círculo da terra e medido a Terra de forma circular e esférica. A palavra hebraica aqui é חוּג (khûg), que denota esfericidade ou redondeza.

Loading comments...