O Verão de Guarapari (Revista O Cruzeiro - 1968)

4 months ago
11

Saúde, beleza e progresso - Bons ventos para Guarapari em 68.

Guarapari. A beleza de suas praias e a radioatividade de suas areias, em forma de saúde, transformam o lugar num dos maiores centros turísticos do Brasil.
Aproximadamente 80 mil visitantes transitam por suas ruas nos períodos de férias.

Guarapari é, hoje, ponto brilhante no mapa do Brasil. Plantada ali no litoral capixaba, levando na bagagem histórica o nome de José de Anchieta — seu fundador a fama de suas medicinais areias pretas, a música de Pedro Caetano e mais a hospitalidade de sua gente, tudo isso reunido fêz do lugar o mais aprazível recanto balneário do Espírito Santo e um dos mais importantes do Pais.

A partir de dezembro, a cidade é tomada de assalto por brasileiros de tôda a parte predominância do mineiro num movimento incessante pelas praias, hotéis, pontos de diversão, fato que não dá condição de fazer nenhum prognóstico para os anos que virão. A ida e vinda de turistas e veranistas já alcança o número de 80 mil pessoas durante as temporadas e, segundo estatísticas, dentro de alguns anos quando a BR-262 estiver em pleno funcionamento, separando Belo Horizonte de Guarapari por apenas seis horas de automóvel a cidade estará recebendo entre 150 e 200 mil pessoas nos meses de férias.

É aí que se pergunta: com a capacidade dos seus habituais 45 mil habitantes a "Cidade 'Saúde" terá condições de suportar o violento afluxo turístico?
Com a palavra, a administração Pedro Ramos, de Guarapari.
Baseando-se na filosofia de crescimento irrefreável, as autoridades municipais bem cedo voltaram os olhos para os problemas que surgirão certamente no futuro, diante de um anormal e não planificado povoamento da região.

Para tanto, o prefeito Pedro Ramas usa de todos os recursos de que dispõe. As obras já iniciadas de um novo mercado darão condições de maior atendimento a todos os moradores e ali estarão expostos peixes, legumes, frutas, carne fresca e verduras de tõda a espécie. Mas todo esse planejamento, esse surto de desenvolvimento que envolve as terras de Guarapari, se estribam na confiança da iniciativa particular nos destinos da cidade. A rede hoteleira e os grandes empreendimentos imobiliários são os grandes responsáveis pela projeção do município nos quatro cantos do Brasil. Tudo isso, associado a uma vontade tenaz de realizar, está levando Guarapari para o caminho certo do progresso e do desenvolvimento.

Loading comments...