Guarapari, História de uma Praia Miraculosa (Revista O Cruzeiro - 1949)

5 months ago
4

Texto de Arlindo Silva e fotos de Roberto Maia

Milagre da Areia Preta - muitas e muitas muletas em se tornando inúteis na praia de Guarapari.

Denunciamos a nação a saída irregular, para o estrangeiro, de mineral radioativo das costas do Espírito Santo - dois capítulos sobre Guarapari, um pitoresco, dedicado ao público leitor de o Cruzeiro, e outro,, endereçado ao General Dutra.
Não nos dirigimos, daqui, aos doutores deputados por que a esta altura o Parlamento, desgraçadamente, jaz por terra vilipendiado.
Ao executivo, pois, cabe agir, fazendo cumprir a lei com todo Rigor.

Porque a denúncia que aqui fazemos gira em torno, nada mais nada menos, que da saída, de mão beijada, e por vias tortas, para o estrangeiro, de material estratégico no nosso.
Por isso é que essa reportagem tem esse endereço - General Eurico Dutra, Palácio do Catete.

Ora, aconteceu que do Rio até Vitória viaja no mesmo avião nosso um velho amigo capixaba, chamado Edgar Miranda, descendente dos antigos colonizadores alemães no Espírito Santo.

A gente encontra em Edgar Miranda o mais entusiasta apregoador das riquezas, curiosidades e belezas naturais do seu estado.

E ele sabe contar os mais extravagantes episódios políticos, religiosos ou policiais, ocorridos no interior espírito-santense.

É sabido que o Espírito Santo é uma das zonas preferidas pelos naturalistas, tal a excentricidade de sua fauna e flora. Há, ali, para citar um exemplo, uma espécie de rã que procria pelas costas. Há as chamadas "ilhas flutuantes", que são grandes massas de terra fofa de pantanal, cobertas por árvores de mangue, e que soltas que são ao sopro do vento deslocam-se sensivelmente sobre a lagoa. No norte do estado há um lugar onde existem imensas cavernas, mas que ninguém pode penetrar até o fundo porque depois de certa altura falta o oxigênio e as lanternas se apagam. Em torno dessas cavernas o espírito popular criou lendas as mais curiosas vírgulas ligadas a presença dos Jesuítas naquele estado.
Casos assim, Edgar Miranda conhece os as dezenas e pode entreter qualquer cidadão durante horas seguidas, tempo, com ele e, passa despercebido.

Assim é que nos vimos, derrepente, sobrevoando a região de Guarapari, já perto de Vitória. O nosso evento companheiro de viagem destinos então:
- " eles não podem voltar ao Espírito Santo sem conhecer as praias de Guarapari."

Loading comments...