Premium Only Content

Barroso defende “esforço para que mentir volte a ser errado de novo”
Em sessão de encerramento do ano judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu nesta terça-feira (19) um combate ativo às fake news, ou narrativas falsas, como chamou. Ao se dirigir ao recém-empossado procurador-geral da República, Paulo Gonet, ele pediu “um esforço, doutor Paulo Gonet, para que mentir volte a ser errado de novo, e que as pessoas possam divergir em relação aos fatos, mas sem poderem cria narrativas falsas que deem sustentação a suas crenças”.
"Decisões monocráticas são uma necessidade prática, só evitável se reduzirmos drasticamente as competências do Supremo. Deve-se uma explicação à sociedade: a regra geral é que medidas cautelares em ações diretas, frequentemente envolvendo atos de outros poderes, sejam submetidas imediatamente ao Plenário Virtual ou Físico. Em relação às demais, o padrão desejável é que todas as medidas cautelares institucionalmente relevantes venham igualmente ao Plenário", declarou.
Barroso pediu ao novo procurador-geral, Paulo Gonet, que atue para que "a mentira seja novamente considerada errada". Ele ressaltou a importância de permitir divergências em relação aos fatos sem a criação de narrativas falsas para sustentar crenças. O presidente afirmou: "Uma causa que precise de ódio e de mentira, normalmente, não poderá ser uma causa boa".
O ministro apresentou o novo plano estratégico do Programa de Combate à Desinformação do STF para o biênio 2023/2025. A fase atual do plano concentra-se no combate à desinformação, discursos de ódio e práticas que desafiem a democracia e assediem as instituições, adotando uma abordagem multidisciplinar e ampla.
O plano está organizado em três eixos: "Compreender a Desinformação", "Reduzir o Impacto das Narrativas Desinformativas" e "Recuperar a Confiança das Pessoas", com 21 projetos planejados. O STF realizará iniciativas em defesa da ordem democrática e constitucional.
Barroso ressaltou avanços no enfrentamento da "epidemia" de desinformação, destacando os riscos que ela representa para a democracia e os direitos fundamentais. Ele afirmou: "Estamos avançando no enfrentamento desta que é talvez a pior epidemia, ou uma das piores epidemias, do momento histórico que estamos vivendo, que são as campanhas de desinformação e os riscos que elas oferecem para a democracia e para os direitos fundamentais."
Com o início do recesso judiciário em 20 de dezembro, o Tribunal funcionará em regime de plantão, com a suspensão dos prazos processuais até 31 de janeiro de 2024.
-
2:55:27
Mally_Mouse
10 hours agoSpicy HYDRATE Saturday! -- Let's Play!
50.9K5 -
1:38:06
GameWithV
4 hours ago $0.47 earnedSaturday Play
15K1 -
Spartan
5 hours agoHalo for a bit, Octopath after maybe
25K -
2:58:09
SavageJayGatsby
6 hours agoSpicy Saturday with Mally! - Wedding in 2 Months!
35.2K1 -
1:47:14
VapinGamers
8 hours ago $2.05 earnedTools of the Trade - Does Production Matter? with Tim the Tool Man from Louder with Crowder
26.3K2 -
5:44:04
BSparksGaming
6 hours agoHappy Saturday! Battlefield 6 Beta! PS5 Gameplay
21.3K -
15:53
Exploring With Nug
14 hours ago $3.92 earnedExploring Texas Creeks for Fossils – Prehistoric Treasures Everywhere!
32.9K5 -
9:02
MattMorseTV
12 hours ago $15.50 earnedTrump's FBI just DECLASSIFIED the UNEDENIABLE PROOF.
40.5K93 -
3:57:54
TinyPandaface
5 hours agoYour FACE is A Gaming Channel! | Mario Golf Super Rush w/ The Fellas!
6.37K2 -
2:50:10
sophiesnazz
9 hours ago $4.12 earned6kd in these ghost lobbies !socials !specs
27.9K2