Hamas apreende comboio de ajuda humanitária e dispara contra civis na Faixa de Gaza

1 year ago
641

O Coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios (COGAT), que coordena a ajuda humanitária na Faixa de Gaza, denunciou que o grupo terrorista Hamas se apoderou de um comboio e disparou contra civis.

"Hamas se apoderou violentamente de um comboio de ajuda humanitária e dispara a civis em seu caminho. Gaza merece algo melhor. Liberem a Gaza do Hamas", publicou o COGAT, em sua conta no Twitter. A publicação está acompanhada de um vídeo.

O COGAT disse que, ontem, entraram na Faixa de Gaza quatro caminhões cisterna de combustível e dois caminhões cisterna de gás de cozinha destinados ao funcionamento de infraestruturas essenciais em Gaza. Em total, afirma, ingressaram 195 caminhões de ajuda humanitária no dia 12 de julho.

Ainda, indicou que, entre as 10h e as 14h, as Forças de Defesa de Israel (FDI) realizaram "uma pausa nas operações em Al Shabura para permitir o movimento da ajuda humanitária".

A ajuda humanitária inclui alimentos, água, suprimentos médicos e equipamentos de abrigo. O circuito previsto é que seja enviado ao Egito e, depois, é transferida para a fronteira para passar controles de segurança israelenses nos cruzamentos de Nitzana ou Kerem Shalom.

De lá, é enviado para a Faixa de Gaza através da passagem de Rafah. O volume da ajuda humanitária é determinado, entre outros fatores, pela capacidade das organizações humanitárias na Faixa de Gaza para absorver a ajuda.

O Exército israelita anunciou nesta quarta-feira que dez de seus soldados morreram na terça-feira numa emboscada terrorista e em combates no norte da Faixa de Gaza, naquele que foi o dia mais trágico para as tropas desde o início da guerra com o Hamas.

As IDF confirmaram que a maioria morreu em combate nesta manhã, elevando para 115 o número de mortes nas suas fileiras desde que a ofensiva terrestre começou dentro da Faixa de Gaza. Além disso, mais de 600 ficaram feridos.

Loading comments...