Comissão de Planejamento da UFES (Revista O Cruzeiro, 02/03/1968)

6 months ago

Reunião da Comissão de Planejamento para a criação da UFES em 1968.
O CRUZEIRO, 2-3-1968.

Comissão de Planejamento da UFES com o Deputado João Calmon e o Ministro Hélio Beltrão e o Reitor Alaor de Queiroz Araújo.

Assumindo a Reitoria há cêrca de um ano e meio, o professor Alaor de Queiroz Araújo estava consciente de que encontraria a Universidade Federal do Espírito Santo constituída apenas de uma série de unidades semi-independentes.

De logo propôs ao Conselho Universitário a criação de uma Comissão de Planejamento, para enquadrar a UFES em bases científicas e atuais, numa estrutura que atendesse à nova concepção da Universidade.

A tarefa da Comissão de Planejamento ia a meio, quando se tornou conhecido o texto do Decreto-Lei 53, de novembro de 1966, determinando a reestruturação das Universidades. Com justificada alegria, verificou-se que as normas ditadas pelo nôvo texto legal coincidiam com o trabalho em elaboração.

Naquela tarde de 2 de fevereiro, na sala de reuniões da Comissão de Planejamento da Universidade Federal do Espírito Santo, um grupo de homens atentos, em tôrno do ministro Hélio Beltrão, ouvia, concentrado, uma exposição.

O mais atento era o titular do Planejamento. Ao final, disse o ministro:
— Nunca encontrei uma equipe tão noticiada.
Era a mesma impressão que tivera o repórter, há dois meses, quando do primeiro contato com o grupo de brasileiros que planeja as atividades da Universidade Federal do Espírito Santo.
Há entre êles um sentido de equipe que se diria quase sagrado. A pureza de intenções daqueles homens é notável. Principalmente pelo informalismo,
pela clareza no trato dos assuntos, pelo despojamento de atitudes. ÊIes estão criando uma Universidade nova, procurando oferecer perspectivas ao crescimento econômico, social e cultural de seu Estado.

Loading comments...