4º Centenário da Colonização do Solo Espírito-Santense (1935)

1 year ago

Comemoração do 4º centenário de Vila Velha - 1935.

23 de maio de 1935 é considerada a data do Quarto Centenário da Colonização do Solo Espírito-santense. Por que não Quarto Centenário de Vila Velha, se foi aqui que tudo começou? Foi nessa data que Vasco Fernandes Coutinho aportou na enseada da Prainha com a sua caravela Glória para dar início à colonização da capitania.

Os festeiros Miguelzinho Aguiar, Clementino Barcellos, Lucio Bacelar, acompanhados de outras pessoas influentes da cidade e com integral apoio do prefeito, o engenheiro civil Francisco Almeida de Freitas Lima, entenderam que aquele centenário deveria ser comemorado condigna e festivamente, e de acordo com as tradições da cidade. Assim resolveram encenar a chegada de Vasco Fernandes Coutinho com seu séqüito à Prainha.

Trecho transcrito do Livro: Ecos de Vila Velha, 2001 - Pág.: 176 a 179;
Autor: José Anchieta de Setúbal;
Compilação: Walter de Aguiar Filho, maio/2012.

Chegada do Navio Escola Almirante Saldanha da Gama a Victoria em 23/05/1935 sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Durval Teixeira.
O navio chega para as comemorações do 4º Centenário da Colonização do Solo Espírito-Santense e dos 33 anos de fundação do Clube Saldanha da Gama.

Loading comments...