carro é atingido por raio e motorista escapa em Goiás

5 months ago
3

Um caso impressionante chamou a atenção dos motoristas que trafegavam pela BR-020, entre as cidades de Posse e Simolândia, no nordeste de Goiás, na tarde de sexta-feira, 20 de janeiro de 2023. Uma caminhonete foi atingida por um raio e ficou completamente derretida por dentro, mas o motorista saiu sem nenhum arranhão.

O veículo, que era de metal, foi alvo de uma descarga elétrica de mais de 2 mil graus Celsius, que superaqueceu e derreteu o painel, o volante, o banco, o teto e parte do forro do lado do motorista. O raio atingiu a antena da caminhonete e passou para toda a parte elétrica, causando um curto-circuito.

O motorista, que não quis se identificar, contou que estava chovendo muito na hora do incidente e que viu um clarão no céu. Ele disse que sentiu um calor intenso e que conseguiu sair do carro rapidamente. Ele fechou as portas para que o fogo não se espalhasse e pediu ajuda a outros motoristas que passavam pelo local.

Um vídeo gravado por um dos socorristas mostra os estragos causados pelo raio na caminhonete. As imagens são impressionantes e mostram como o interior do veículo ficou irreconhecível. O carro foi levado para uma oficina mecânica na cidade de Posse, onde será avaliado o prejuízo.

Os físicos explicam que o motorista não levou choque por causa do princípio da Gaiola de Faraday, que protege as pessoas dentro de um recipiente metálico fechado da carga elétrica externa. Segundo eles, o metal funciona como um escudo eletrostático e impede que a corrente elétrica atravesse o corpo humano.

O Brasil é o país que mais recebe raios no mundo, com uma média de 77,8 milhões de descargas por ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A recomendação dos especialistas é que as pessoas evitem ficar em locais abertos durante as tempestades e que procurem abrigo em edifícios ou veículos fechados.

#raio #caminhonete #rodovia #goias #motorista #fogo #derrete #antena #curto-circuito #gaiola-de-faraday #brasil #inpe #tempestade #abrigo #seguranca

Loading comments...