Villa do Moscozo (antiga Lapa do Mangal) 1888

11 months ago
21

A área conhecida como Campinho (atual Parque Moscoso), era localizada na parte baixa na época, formada por terrenos alagados pelas marés, cujo canal constituía um dos limites da cidade de Vitória, e sofreu inúmeros aterros, e foi dividida em lotes no governo de Jerônimo Monteiro (1908 a 1912) após receber à doação da área pela União, pela Lei Federal nº. 2.356/1910 destinada a construção de um Parque, que seria uma homenagem a Henrique Moscoso.

Contratado para fazer e executar o projeto do Parque, o paisagista Paulo Motta Teixeira, que era Chefe das Matas e Jardins, que deu início as obras em 1910. Projetado empiricamente à moda do século XIX.

À esquerda o construtor do parque Dr. Paulo Motta, o Dr. Antônio Athayde, Diretor das Obras ao centro e Dr. Hércules Campagnole, Diretor dos Serviços de Água de São Paulo - 1912.

O Parque Moscoso, anteriormente área de mangue chamada Lapa do Mangal e depois Campinho, era um dos limites da cidade no fim do século XIX e início do século XX.

As primeiras intervenções nesta área ocorreram no governo de Francisco Alberto Rubim (1812-1819) que realizou, nesta época, um aterro ligando o Porto dos Padres à construção da Santa Casa de Misericórdia, passando pela lateral do Campinho e originando a Rua do Comércio, atual Avenida Florentino Ávidos.

Essa obra, ainda que facilitando a passagem de pedestres até o hospital, transformou o mangue do Campinho em um alagadiço sujo, pois impediu a limpeza natural do local pelo movimento da maré.

______________

📜✨ Memória Capixaba - Preservando a História e Cultura Capixaba ✨📜
👨‍💻 Trabalho de pesquisa e organização desenvolvido por Fábio Pirajá 👨‍💻
Pesquisa, restauração, transcrição, digitalização, produção e edição - tudo realizado com paixão por Fábio Pirajá.

🌟 Acompanhe-nos e compartilhe sua paixão pelo Espírito Santo 🌟
Convidamos todos a se juntarem a nós para explorar e preservar a história, geografia, cultura, memória e patrimônio do Espírito Santo. Vamos viajar no tempo por meio de fotografias e documentos de acervo, mergulhando nas raízes que moldaram nossa terra.

🌐 Saiba Mais e Apoie-nos 🌐
Se você compartilha nosso amor pela história capixaba, considere apoiar nosso trabalho através do link: https://apoia.se/memoriacapixaba

📡 Siga-nos e Mantenha-se Atualizado 📡
Acompanhe nossos canais nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo e interagir com nossa comunidade:

📌 Facebook: https://www.facebook.com/groups/memoriacapixaba/
📹 YouTube: https://www.youtube.com/@MemoriaCapixaba
📷 Instagram: https://www.instagram.com/memoriacapixaba/
🎵 TikTok: https://www.tiktok.com/@memoriacapixaba
🐦 Twitter: https://twitter.com/MemoriaCapixaba
💼 LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/memoriacapixaba/
🎙️ Spotify: https://podcasters.spotify.com/pod/show/memoriacapixaba

Agradecemos a todos pelo apoio e entusiasmo em preservar as memórias e a cultura únicas do Espírito Santo.

#MemóriaCapixaba #EspíritoSanto #CulturaCapixaba #Patrimônio #História #Fotografia #Acervo #Arquivo #BibliotecaNacional #ApoioCultural #memoriacapixaba #espiritosanto #capixaba #fabiopiraja #ihges #ihgb #historia #geografia #cultura #memoria #patrimonio #fotografia #acervo #arquivo #arquivonacional #bibliotecanacional #TorredoTombo #memoriacapixaba #crime #investigaçãocriminal #notícias #

Loading comments...