Villa do Moscozo (antiga Lapa do Mangal) 1888

5 months ago
4

A área conhecida como Campinho (atual Parque Moscoso), era localizada na parte baixa na época, formada por terrenos alagados pelas marés, cujo canal constituía um dos limites da cidade de Vitória, e sofreu inúmeros aterros, e foi dividida em lotes no governo de Jerônimo Monteiro (1908 a 1912) após receber à doação da área pela União, pela Lei Federal nº. 2.356/1910 destinada a construção de um Parque, que seria uma homenagem a Henrique Moscoso.

Contratado para fazer e executar o projeto do Parque, o paisagista Paulo Motta Teixeira, que era Chefe das Matas e Jardins, que deu início as obras em 1910. Projetado empiricamente à moda do século XIX.

À esquerda o construtor do parque Dr. Paulo Motta, o Dr. Antônio Athayde, Diretor das Obras ao centro e Dr. Hércules Campagnole, Diretor dos Serviços de Água de São Paulo - 1912.

O Parque Moscoso, anteriormente área de mangue chamada Lapa do Mangal e depois Campinho, era um dos limites da cidade no fim do século XIX e início do século XX.

As primeiras intervenções nesta área ocorreram no governo de Francisco Alberto Rubim (1812-1819) que realizou, nesta época, um aterro ligando o Porto dos Padres à construção da Santa Casa de Misericórdia, passando pela lateral do Campinho e originando a Rua do Comércio, atual Avenida Florentino Ávidos.

Essa obra, ainda que facilitando a passagem de pedestres até o hospital, transformou o mangue do Campinho em um alagadiço sujo, pois impediu a limpeza natural do local pelo movimento da maré.

Loading comments...