Vídeo mostra Israel destruindo rede de túneis do Hamas em Beit Hanoun

1 year ago
416

Um vídeo publicado online mostra as Forças de Defesa de Israel (IDF) destruindo uma rede de túneis do Hamas em Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza.

As imagens, divulgadas pela emissora pública Kan, mostram uma única explosão, seguida de uma série de explosões sincronizadas, aparentemente em todas as entradas dos túneis encontradas pelas tropas. Uma nuvem de poeira sobe sobre a área.

Não está claro quando o vídeo foi gravado, pois não foi divulgado oficialmente pela IDF.

Limpeza de túneis é parte importante da campanha militar de Israel

A limpeza dos túneis é uma parte importante da campanha militar de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza, em resposta ao ataque mortal do grupo militante palestino ao sul de Israel, em 7 de outubro.

Recentemente, depois de localizarem o que descreveram como a entrada de um túnel do Hamas sob um hospital evacuado no norte de Gaza, engenheiros do exército israelense foram vistos a encher a passagem com gel explosivo e a ativar o detonador.

“O gel se espalhou e explodiu o que nos esperava no túnel”, disse um oficial do exército à Reuters em uma reunião na base das forças terrestres de Zeelim, no sul de Israel.

Israel usa criatividade e inovação para atacar túneis

Quando não utilizam munições para dinamitar os bunkers, bueiros e túneis que ambos os lados dizem estender-se centenas de quilômetros abaixo de Gaza, os militares optam por robôs rastreadores e outras tecnologias operadas remotamente.

“É aí que a criatividade e a inovação são úteis”, disse o oficial.

Israel evita confrontos diretos com combatentes do Hamas nos túneis

Em Beit Hanoun, onde operavam suas forças, alguns homens armados atacaram militares israelenses nos poços dos túneis e foram mortos, disse o oficial.

A política de Israel, disse ele, era não enviar pessoal na outra direção para confrontar os combatentes palestinos que teriam uma vantagem defensiva em passagens estreitas, escuras, mal ventiladas e desmontáveis ​​com as quais estavam familiarizados.

“Não queremos ir até lá. Sabemos que nos deixaram muitas bombas laterais (dispositivos explosivos improvisados)”, disse ele.

Túneis do Hamas são complexos e difíceis de destruir

O Hamas possui túneis de ataque, contrabando e armazenamento, segundo fontes de segurança. Cada túnel pode ter dezenas de poços em profundidades entre 20 e 80 metros.

Destruir um poço é relativamente fácil e rápido, disse o oficial, acrescentando: “Qualquer pelotão pode fazê-lo”.

Os militares israelenses disseram na semana passada que 130 poços foram destruídos até agora, mas não informaram o número de túneis demolidos.

Os túneis são mais difíceis de atacar. O responsável disse que são necessárias várias toneladas de gel explosivo – sobre o qual não quis dar detalhes técnicos, a não ser dizer que é trazido em caminhões – por cada centenas de metros de túnel.

A análise pós-hoc é difícil. O oficial disse que cerca de metade dos poços na sua área de operações em Beit Hanoun foram destruídos, mas reconheceu que estes podem ser reconstruídos.

“É difícil dizer quantos túneis (foram destruídos) porque estão todos conectados”, disse ele.

Loading comments...