Forças israelenses encontram esconderijo de morteiros em creche em Gaza; vídeo

5 months ago
294

As Forças de Defesa de Israel (IDF) localizaram um esconderijo de morteiros escondidos numa creche no norte de Gaza, mostram imagens divulgadas pelo exército, enquanto a ofensiva terrestre continua dentro do enclave controlado pelo Hamas.

Além disso, as IDF disseram que a unidade de reconhecimento da Brigada Golani invadiu a escola al-Karmel na cidade de Gaza, encontrando armas de fogo, granadas lançadas por foguetes e equipamento militar.

As descobertas parecem confirmar que o grupo terrorista utiliza edifícios civis, como escolas e hospitais, para ocultar as suas atividades, como afirma Israel.

Entre os edifícios em causa está o hospital Al Shifa, o maior da Faixa, que Israel registrou nesta sexta-feira pelo terceiro dia consecutivo. Israel defendeu a sua operação em Al Shifa, dizendo ter encontrado espingardas, munições, explosivos e a entrada de um túnel no complexo hospitalar.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que poderia até haver reféns detidos no centro médico.

“Tivemos fortes indícios de que eles estavam detidos no Hospital Shifa, que é uma das razões pelas quais entramos no hospital”, disse ele ao CBS Evening News. “Se estivessem, foram removidos”, acrescentou.

Israel disse que suas forças estavam revistando Al-Shifa “edifício por edifício”.

Separadamente, as FDI disseram que tropas da 7ª Brigada Blindada e do 12º Batalhão Golani identificaram um grupo de agentes do Hamas na Cidade de Gaza e tentaram persegui-los. Enquanto os homens armados fugiam, as tropas convocaram um ataque de drones para matá-los.

Os militares também disseram que as tropas recuperaram os restos mortais da soldado sequestrada Noa Marciano, de 19 anos, “de uma estrutura adjacente ao hospital Al-Shifa”. Israel havia confirmado sua morte esta semana, sem indicar a causa. O Hamas disse que ele foi morto em um bombardeio israelense.

Na quinta-feira, o exército disse que soldados perto de Al-Shifa encontraram o corpo de outro refém. Este é Yehudit Weiss, 65 anos, que foi sequestrada na comunidade do kibutz de Beeri.

Israel promete 'esmagar' o Hamas

Israel prometeu “esmagar” o Hamas em resposta ao ataque de 7 de outubro, quando o grupo violou a fronteira militarizada de Gaza para matar cerca de 1.200 pessoas, a maioria delas civis, e fazer cerca de 240 reféns, segundo autoridades israelitas.

A campanha aérea e terrestre do exército matou cerca de 11.500 pessoas, incluindo milhares de crianças, segundo o Hamas, que governa Gaza desde 2007.

Israel permite entrada de dois caminhões-tanque de combustível por dia

Em resposta a um pedido dos Estados Unidos, o gabinete de guerra israelita decidiu por unanimidade permitir “a entrada de dois caminhões-tanque de gasóleo por dia para as necessidades da ONU para apoiar a infra-estrutura de água e esgotos... desde que não cheguem ao Hamas”, disseram autoridades israelenses.

Loading comments...