Crime bárbaro em São José do Calçado (1918)

1 year ago
28

Realisa-se a 27 de Junho proximo, no Jury da cidade de S. José do Calçado, no Estado do Espirito Santo, sob a presidencia do integro juiz Snr. Dr. Cassiano Castello, o julgamento de Carlos Menditti, auctor do barbaro assassinato de seu patrão Francisco Ouriques Machado, importante fazendeiro no mumcipio daquella cidade.

O crime de Carlos Menditti causou profunda indignação em toda a cidade, não só pela crueldade com que o praticou, como tambem por ser a victima pessoa muito estimada e de real merecimento.

Passou-se o barbaro assassinato na tarde de 20 de Janeiro ultimo, na fazenda do Castello, municipio de S. José do Calçado. Menditti, que conta apenas 21 annos e é de nacionalidade italiana, foi creado pela familia de sua victima, de quem sempre gozou a estima e se fizera empregado.

Naquella tarde de 2 de Janeiro, ora o criminoso procurar Francisco Machado, afim de lhe propôr
a venda de uma partida de café, e propriedade de seu pae.
Menditti, individuo de maos instinctos, dissera a seus amigos, antes de sahir á procura de sua
victima que, embora tragicamente, daria fim á sua transacção.

E assim foi. O barbaro matador, á vista da recusa formal de Francisco Machado em acceitar a compra do café pelo preço que se lhe offerecia, resolveu traiçoeiramente prostral-o morto com um tiro certeiro.

Francisco Ouriques Machado, a victima, contava 24 annos, era casado ha um anno com uma senhora de illustre familia de Minas.

Moço trabalhador, viajado e possuidor de magnifica cultura, descendia da familia Machado, cujo
chefe foi o commendador José de Aguiar Valim, politico de grande influencia. São seus Irmãos o Sr.
João Americo Machado; capitalista muito conhecido nesta cidade e no Espirito Santo, e o Sr. Urcecino Ouriques de Aguiar, capitalista tambem muito conhecido e estimado naquella cidade e que vem acompanhando o processo criminal movido contra o assassino.

A familia contractou tres advogados para auxiliares de accusação. São os Srs. Astolpho Lobo, do fôro de S. José do Calçado, conhecido jurista : Thiers Cardoso, do fôro de Campos e reputado jornalista e Onayr Lacerda Penhafort, recentemente formado e um dos ornamentos da sua turma.
O Snr. Lacerda Penhafort, que tem exercido a sua profissão nos auditorios desta capital, vae fazer
a sua estréa no tribunal do Jury.

A defeza do criminoso foi confiada ao Sr. Dr. Danton Bastos.

Loading comments...