VOX AETERNA - THE COVID VARIATIONS é uma série de peças audiovisuais criadas após a sonificação dos dados de mortalidade por COVID-19 em alguns países escolhidos, durante 2020.

1 year ago
27

VOX AETERNA - Brasil 2020
bresciani
2 anos atrás — via Uploader Paralelo
(cuidado que o primeiro minuto ou mais é totalmente em branco e silencioso porque as mortes por COVID19 começaram por volta de março de 2020)

VOX AETERNA - THE COVID VARIATIONS é uma série de peças audiovisuais criadas após a sonificação dos dados de mortalidade por COVID-19 em alguns países escolhidos, durante 2020.

O ano de 2020 foi histórico para a humanidade. Devido à pandemia de COVID-19 e às suas consequências, quase dois milhões de pessoas morreram e todas as sociedades do planeta sentiram o impacto de tal acontecimento no seu dia-a-dia. Mas mesmo com uma doença mortal em curso em todo o mundo, ainda lutamos para aceitar a necessidade de controle básico. “Weilitre lutando contra um infodemic”, disse o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em fevereiro de 2020. Esta lacuna no processo de comunicação – entre a dimensão real e a dimensão percebida do desafio que enfrentamos enquanto sociedade – é o cerne do problema da má compreensão da macro-realidade isso abraça a todos nós.

Este projeto visa ajudar a preencher essa lacuna através de uma experiência audiovisual. Usando técnicas de sonificação de dados, visualização sonora e algoritmos generativos de áudio-reativos, criamos uma série de composições audiovisuais em que os dados de mortalidade provocados pela infecção por Sars-CoV-2 em um determinado território são a principal fonte de informação e, portanto, a realidade a ser representada. Os dados diários de mortalidade em cada país são interpretados por um algoritmo de sonificação que compõe a música a ser reinterpretada de maneira visual e alterada, em tempo real, seguindo a dinâmica da camada sonora. Dessa forma, usando exatamente os mesmos parâmetros e opções, o sistema produz um resultado diferente para cada país, dependendo exclusivamente das diferenças de dados durante 2020.

Como um dos objetivos deste trabalho é dar a possibilidade de uma comparação vivenciada entre territórios, o número total de mortes diárias foi reunido dividido em faixas etárias, para dar outro caráter e elemento distinguíveis. Assim, poderemos ouvir e ver a diferença entre o impacto da doença, identificando qual faixa etária foi mais afetada em cada momento de 2020. Esta primeira versão foi feita com um número limitado de países, mas essa metodologia pode ser expandida e replicada em qualquer grupo de territórios que desejamos comparar. Aqui, o som e a imagem reinterpretarão os dados para enfatizar o impacto da doença na vida de pessoas reais e aumentar a conscientização sobre a verdadeira tragédia por trás dos números.

Loading comments...