Premium Only Content
#127 A Idiocracia
"Idiocracia (Idiocracy) é um filme profético de 2006, estrelado por Luke Wilson e dirigido por Mike Judge, distribuído pela 20th Century Fox.
Sua premissa é bem simples: um homem comum, normal, de inteligência e conhecimento mediano, hiberna em uma cápsula em 2005 e acorda no ano de 2505. Ao acordar, ele percebe que a sociedade está muito pior do que antes e que agora as pessoas são extremamente burras e ignorantes, fazendo com que ele, de inteligência média em 2005, seja considerado gênio 500 anos depois. Nos anos 2000 o mundo ainda passava por um momento de aparente normalidade, estabilidade e prosperidade. Bush 2 era Presidente dos EUA, e apesar de não ser nada do que aparentava, se esforçava ao máximo para passar a imagem de um país sóbrio e sério, que já havia superado os problemas do passado. No Brasil governava Lula, que estava aparelhando as instituições de uma forma nunca antes vista na história do país, mas mantinha a imagem de um nacionalista sério que havia abandonado seu passado comunista e estava apenas dando continuidade à social-democracia de FHC, e que logo o PT sairia do poder para dar lugar a outro partido, como em qualquer democracia com aparência de normalidade. O mesmo se pensava da Rússia, que após quase um século de comunismo, havia finalmente cedido ao capitalismo, Putin estava em sua primeira década na Presidência, e todos pensavam que ele logo iria sair, e que o país seria apenas mais um na lista do globalismo, inclusive queriam incorporar a Rússia na União Europeia na época. Os países da Europa, a Austrália e demais países ocidentais estavam vivendo o auge da social-democracia e do estado de bem-estar social. Países como Chile e Venezuela ainda eram prósperos, e a China era apenas uma grande fábrica de produtos baratos. A Internet já havia se popularizado, e era livre, um local desligado do mundo onde as pessoas podiam buscar e compartilhar conhecimento livremente, perguntar, estudar e questionar o que quisessem, sem censura, algoritmos obscuros ou direitos autorais, era o auge do conhecimento e da liberdade de expressão. Em um mundo assim, assistir a esse filme e imaginar que um dia o mundo poderia estar próximo da Idiocracia parecia loucura. Por essa razão, ele foi feito de uma forma bem “idiocrática”, disfarçado de uma comédia pastelão bem boba e inocente ao estilo “Debi & Lóide“, mas a mensagem estava lá. Se ele tivesse sido lançado 10 anos depois, com toda certeza teria um tom bem diferente."
-
2:06:49
vivafrei
12 hours agoEp. 289: Arctic Frost, Boasberg Impeachment, SNAP Funding, Trump - China, Tylenol Sued & MORE!
192K86 -
LIVE
IsaiahLCarter
7 hours ago $1.92 earnedThe Tri-State Commission, Election Weekend Edition || APOSTATE RADIO 033 (Guest: Adam B. Coleman)
350 watching -
15:03
Demons Row
3 hours ago $3.87 earnedThings Real 1%ers Never Do! 💀🏍️
10.2K6 -
35:27
megimu32
6 hours agoMEGI + PEPPY LIVE FROM DREAMHACK!
137K10 -
1:03:23
Tactical Advisor
9 hours agoNew Gun Unboxing | Vault Room Live Stream 044
206K32 -
19:12
Robbi On The Record
11 hours ago $17.50 earnedThe Loneliness Epidemic: AN INVESTIGATION
48.3K81 -
14:45
Mrgunsngear
1 day ago $101.39 earnedFletcher Rifle Works Texas Flood 30 Caliber 3D Printed Titanium Suppressor Test & Review
89.7K21 -
17:17
Lady Decade
1 day ago $6.50 earnedMortal Kombat Legacy Kollection is Causing Outrage
54.8K9 -
35:51
Athlete & Artist Show
1 day ago $12.34 earnedIs Ryan Smith The Best Owner In The NHL?
75.8K7 -
22:56
American Thought Leaders
2 days agoCharles Murray: I Thought Religion Was Irrelevant to Me. I Was Wrong.
64.6K32