Lula: Guerra entre Israel e Hamas é um genocídio

7 months ago
264

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (25), que o conflito no Oriente Médio, entre Israel e o grupo fundamentalista Hamas, é um “genocídio”. Em discurso durante evento com governadores e prefeitos no Palácio do Planalto, Lula disse que o conflito não se trata de uma guerra, mas sim de um massacre de civis, incluindo crianças.

“Não se trata de ficar discutindo quem está certo ou errado, quem deu o primeiro tiro, ou o segundo. O problema é o seguinte: não é uma guerra, é um genocídio que já matou quase 2 mil crianças, que não tem nada a ver com essa guerra, que são vítimas dessa guerra”, afirmou Lula.

O presidente também criticou a morte de inocentes em decorrência dos bombardeios. “Sinceramente, eu não sei como o ser humano é capaz de guerrear, sabendo que o resultado dessa guerra é a morte de crianças e inocentes. É um momento difícil”, disse.

Lula anunciou que fará uma ligação com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, na tentativa de conseguir apoio diplomático para retirar um grupo de brasileiros presos na Faixa de Gaza.

Desde o início da guerra no Oriente Médio, o presidente tem pedido cessar-fogo e a abertura de corredor humanitário para retirar civis da zona de embates. Nessa terça-feira (24), Lula chamou o ataque do Hamas de terrorista, mas afirmou que o atentado não justifica a ação de Israel que provocou a morte de “milhões de civis”.

Loading 1 comment...