Premium Only Content

Maomé o Homem do Islâ | Muhammad the Man of Islam | Press | JV Jornalismo Verdade
Maomé começa a sua religião através de uma suposta "revelação do anjo Gabriel". Sendo as principais fontes para o estudo da vida de Maomé o Alcorão, as biografias surgidas nos primeiros séculos do islão (nos séculos VIII e IX, conhecidas como Siras) e os hádices (ahadith). Embora o Alcorão não seja uma biografia de Maomé, ele proporciona algumas informações sobre a sua vida, apesar de habitualmente não fornecer um contexto histórico. Entre as siras, destaca-se a sira de ibne Ixaque, Vida do Mensageiro de Deus (Sirat Rasul Allah) escrita em 767 . O original perdeu-se, mas foi transcrito na sua maior parte por ibne Hixame e Tabari. Outras das mais antigas fontes são a história das campanhas militares de Maomé (O Livro de Raides), por Uaquidi (747–823) e os trabalhos do seu secretário ibne Sade de Bagdá (784–845).
Outras fontes importantes incluem as coleções de hádices que são os relatos daquilo que o profeta disse, fez ou aprovava, e foram transmitidos através de uma cadeia oral. Os hádices foram compilados várias gerações após a morte do profeta (séculos VIII e IX) por vários dos seus seguidores, como Maomé Albucari, Muslim ibne Alhajaje, Maomé ibne Issa Tirmidi, Abederramão Anaçai, Abu Daúde, ibne Majá, Maleque ibne Anas e Adaracutni. São classificados pelos religiosos muçulmanos e juristas pela sua fiabilidade, sendo que os mais considerados ("sahih", isto é, autênticos) são os de al-Bukhari e Muslim ibne Alhajaje.
Durante a sua vida e depois da morte de Cadija, Maomé viria a casar com um grande número de outras mulheres, de onze a quinze consoante as fontes na sua maioria viúvas, excepto Aixa. Algumas destas mulheres eram viúvas de companheiros de Maomé, tinham uma idade avançada e o casamento com o profeta surgia como uma forma de garantir proteção e/ou estabilidade económica; outras eram viúvas da guerra com Meca, algumas sendo parte do saque, como Sufiá binte Huiai, cujo marido tinha sido torturado e executado; algumas ainda eram escolhidas também pela sua beleza, como Juai Riá binte Alharite,que tinha sido feita prisioneira num ataque. Em outros casos os casamentos serviram para cimentar alianças políticas.
Embora os textos sagrados islâmicos determinem que cada muçulmano só possa desposar simultaneamente quatro esposas, no próprio Alcorão é aberta uma excepção para o profeta. Segundo o historiador Safiur-Rabma AI-Mubarakpuri, Maomé teria ainda duas concubinas, uma sendo Maria, a Copta, que outros consideram ter sido feita esposa, e a segunda seria Raiana bint Zaid, a cativa dos Banu Quraiza, que outras fontes consideram também ter sido esposa. Uma das esposas mais importantes de Maomé foi Aixa (em árabe: عائشة), a sua segunda esposa, que tinha seis anos de idade na altura do noivado e segundo vários hádices, nove anos na altura de seu casamento com o profeta. Conta-nos a própria Aixa que nessa altura levou consigo as suas bonecas. Outras fontes afirmam que o casamento foi consumado por volta dos 13 ou 16 anos de Aixa. Maomé tinha por hábito passar noites nas cavernas das montanhas próximas de Meca, praticando o jejum e a meditação. Sentia-se desiludido com a atmosfera materialista que dominava a sua cidade e insatisfeito com a forma como órfãos, pobres e viúvas eram excluídos da sociedade. A tradição muçulmana informa que no ano de 610, enquanto meditava numa caverna do Monte Hira, Maomé recebeu a visita do arcanjo Gabriel (Jibrīl), que o declarou como profeta de Deus. Desde este momento e até à sua morte, também recebeu outras revelações.
Ao receber estas mensagens, Maomé teria transpirado e entrado em estado de transe. A visão do arcanjo Gabriel o teria perturbado, mas sua mulher Cadija o reconfortou, assegurando que não se trataria de uma possessão de um génio. Para tentar compreender o sucedido, o casal consultou Uaraca ibne Naufal, um primo de Cadija que se acredita ter sido cristão. Com a ajuda deste, Maomé interpretou as mensagens como sendo uma experiência idêntica à vivida pelos profetas do judaísmo e cristianismo. sendo a sua a "visão correta" e perfeita para a humanidade seguir.
-
10:10
JV Jornalismo Verdade
7 months agoArqueologia em Israel | Um Retorno ao Passado | JV Jornalismo Verdade
1601 -
13:08
Dad Saves America
12 hours ago $0.86 earnedTeachers Unions Play Politics While Students Lag Behind - Poisoning of the American Mind: Pt 4
11.4K9 -
20:05
Preston Stewart
13 hours ago $1.59 earnedCrimea Raid to Chasiv Yar Fight
10.9K8 -
8:11
Millionaire Mentor
15 hours agoTulsi Gabbard and Leavitt DOUBLE-TEAM Kaitlan Collins in FIERY Exchange
8.87K5 -
46:02
Coin Stories with Natalie Brunell
1 day agoWhat They’re Hiding About the Economy | Natalie Brunell with Danielle DiMartino Booth
42K7 -
12:12
GritsGG
14 hours ago23 Warzone Wins in a Row! (Cypher AR)
84.1K3 -
2:12:07
Side Scrollers Podcast
21 hours agoCULTURE SHIFT CAUSES MELTDOWNS + MASSIVE CENSORSHIP EFFORTS RAMP UP | SIDE SCROLLERS LIVE
26.8K12 -
11:25
Nikko Ortiz
1 day agoMost Painful Fails
57.9K30 -
43:55
pewculture
6 days ago $5.64 earnedIf the Purge was real, this is what we'd do... - EP#24
23.5K7 -
8:14
MattMorseTV
1 day ago $11.88 earnedTrump just DROPPED the HAMMER.
66.3K81