Israel abate 60 terroristas e liberta 250 reféns em Gaza

6 months ago
3.58K

As Forças de Defesa de Israel (IDF) publicaram nesta quinta-feira um vídeo em que se observa as tropas da unidade de elite Shayetet 13 retomando o controle da base militar de Sufa, localizada perto da fronteira com Gaza, que estava sob o poder de Hamas. Durante a ação militar realizada no sábado passado, foram abatidos 60 terroristas e 250 reféns foram libertados.

O vídeo, gravado por uma câmera corporal, oferece uma visão da perspectiva de um soldado, na qual se apreciam os intensos confrontos com membros do Hamas situados dentro da base.

No vídeo também se aprecia como as tropas abordam um bunker na base, onde se refugiaram alguns soldados no meio do ataque do Hamas. Nesse momento, por meio da comunicação radial, um dos oficiais anima seus companheiros dizendo: “Shayetet, Shayetet, fiquem no bunker, já vamos”.

Além da operação na base militar de Sufa no sábado, o Shayetet 13 realizou operações contra membros do Hamas nas comunidades israelenses de Be'eri, Kfar Aza, Sa'ad, Mefalsim e Nir Oz. Somado a isso, na ação foi possível a prisão de 26 pessoas supostamente ligadas a atividades terroristas, incluindo o subcomandante da divisão sul da força naval do grupo terrorista em Gaza, Muhammad Abu Ghali.

O alto escalão do Hamas está detido e sob interrogatório pelas forças de segurança israelenses, informou o porta-voz.

A IDF afirmou em um comunicado: "O suspeito está detido e atualmente está sendo interrogado pelo estabelecimento de defesa".

Abu Ghali é o membro de mais alto escalão do Hamas capturado por Israel nos recentes confrontos.

As autoridades de Israel elevaram para 1.300 o número de mortos pelo ataque terrorista do Hamas lançado no sábado, com o achado de mais cadáveres nas zonas afetadas, enquanto segue sob análise a situação dos civis sequestrados pelos jihadistas na Faixa de Gaza.

O jornal Times of Israel reportou a cifra atualizada de vítimas fatais e o parte de feridos, que aumentou para 3.297, dos quais 335 estão em estado grave e 28 em estado crítico.

Enquanto isso, os grupos terroristas Hamas e Jihad Islâmica asseguram ter cerca de 130 reféns entre ambos os grupos, embora algumas estimativas israelenses elevem a cifra para cerca de 200. Nesta quinta-feira, o porta-voz do Exército israelense, Daniel Hagari, informou que foi notificada a identidade de 97 sequestrados às suas famílias.

"Queridas famílias, mesmo durante os combates, estamos fazendo três esforços principais: o esforço operacional de inteligência, por formular um diagnóstico da situação dos cativos e desaparecidos, e por ajudar às suas famílias", afirmou em um comunicado o general de brigada Gal Hirsch, nomeado pelo governo Coordenador para cativos e desaparecidos.

"Temos 35 batalhões na Faixa de Gaza prontos para entrar"

O Ministério das Relações Exteriores de Israel realizou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira para os meios de comunicação da América Latina. A sessão, da qual participou o Infobae, foi dirigida pelo porta-voz da pasta, Lior Haiat.

"Temos 35 batalhões na Faixa de Gaza prontos para entrar caso o Estado de Israel decida", informou Kaplan, ao tempo que fez um balanço destes dias duros que vive seu país. "Estamos no sexto dia de guerra mas seguem revelando-se mais detalhes desta carnificina. Estamos respondendo enérgicamente a um ataque em curso contra Israel", indicou.

Em seguida manifestou que "ainda não está depurado de terroristas o sul" de Israel e sustentou que ontem foram neutralizados cinco. "Neste momento seguem havendo combates", sublinhou.

"Há mais de 1.200 israelenses assassinados e muitos feridos graves, o que pode fazer crescer lamentavelmente o número de mortos. Também contamos 257 soldados caídos e confirmamos 97 reféns na Faixa de Gaza", detalhou.

Loading 1 comment...