Alegada ajuda de $ 1 bilhão do governo Lula contra Milei nas eleições da Argentina

1 year ago
104

Uma matéria do Estadão pontuou que o presidente Lula teria agido para viabilizar uma liberação de 1 bilhão para a Argentina. De acordo com a coluna, visaria barrar o avanço do candidato à presidência, Javier Milei, e assim trazer uma situação mais favorável à chapa peronista que tem como, como seu representante Sérgio Massa, o atual ministro da Economia.

Lula teria contactado Simone Tebet, a ministra do Planejamento, no fim de agosto, para autorizar com urgência uma operação que justamente resultaria nesse empréstimo de 1 bilhão, que depois daria acesso à Argentina, mais 7,5 bilhões.

De acordo com o FMI, o banco da Argentina estava sem limite de crédito no banco. A representante brasileira no banco teria que ter um aval para que a Argentina tivesse acesso a esses recursos.

Se Milei for eleito, a coluna descreve como hecatombe, uma catástrofe apocalíptica e motivo de pânico no governo para o governo Lula, que, segundo a coluna, está tentando de tudo para dar uma força para o candidato dos companheiros.

O governo se manifestou publicamente negando a questão. Disse que o Lula não teria intervido e justificou que a saúde da economia argentina era vital para o Brasil e que o empréstimo foi solicitado pela Argentina e não veio por essa ingerência para barrar uma lei. Isso é o que diz o governo.

*Trecho da live que foi ao ar em 04.10

#argentina #economia #notícias #epochtimesbrasil

Loading comments...