ACTINOMICOSE relato de caso | Dr. Álef Lamark

7 months ago
8

ACTINOMICOSE relato de caso | Dr. Álef Lamark

A actinomicose é uma infecção rara e crônica causada por bactérias do gênero Actinomyces. Essas bactérias normalmente vivem na boca, garganta, intestino e trato genital, e geralmente não causam problemas. No entanto, em certas condições, elas podem invadir os tecidos circundantes e causar infecções.

Os sintomas da actinomicose podem variar dependendo da área afetada, mas geralmente incluem:

Formação de abscesso ou nódulo doloroso: Pode ocorrer a formação de uma massa dolorosa, geralmente com um centro cheio de pus.

Supuração de secreção espessa: A secreção do abscesso é caracteristicamente espessa, de cor amarelada e com grânulos que podem ser vistos a olho nu.

Dor local: A área afetada pode ficar sensível e dolorida.

Inflamação e edema: Pode haver inchaço e vermelhidão na área infectada.

A actinomicose pode afetar várias partes do corpo, incluindo a boca, pescoço, pulmões, abdômen e órgãos genitais. O diagnóstico geralmente é feito com base nos sintomas, exame clínico e exames laboratoriais, como cultura da secreção e exames de imagem, como radiografias, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM).

O tratamento da actinomicose geralmente envolve o uso de antibióticos, como a penicilina ou tetraciclina, por um período prolongado, geralmente de várias semanas a meses. Em alguns casos, pode ser necessário drenar cirurgicamente os abscessos.

É importante ressaltar que a actinomicose é uma condição rara.

Bem vindo ao canal médico do Dr. Álef Lamark. Dicas de saúde semanalmente às quintas-feira 👨‍⚕

Fique próximo de mim 😃
Instagram: @draleflamark
Facebook: Dr. Álef Lamark

AVISO LEGAL:
As informações contidas nos vídeos não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvida, consulte seu médico.

A medicina é uma ciência em constante mudança, os vídeos são produzidos baseados em experiências, observações práticas de pacientes e em pesquisas científicas mais recente até a presente data.

De acordo com Art. 8º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativos.
De acordo com Art. 9º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica § 1º “E ”, não são divulgados endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço.

Loading comments...