Operação de tráfego humano leva cubanos para lutar pela Rússia

1 year ago
54

Cuba relata ter preso quase 20 pessoas envolvidas em uma rede de tráfico humano. A operação supostamente tinha o objetivo de recrutar cubanos para lutar pela Rússia na guerra na Ucrânia.

A costureira cobana Yamidely Cervantes comprou, pela primeira vez em anos, máquina de costura nova, uma geladeira nova, e um celular novo, tudo com dinheiro russo.

Ela conta que seu marido, Enrique Gonzales, um pedreiro de 49 anos, passando dificuldades, deixou sua casa na pequena cidade de Lá Federal em 19 de julho, para lutar pelo exército russo.

Alguns dias depois, ele transferiu a ela parte do seu bônus de alistamento, o equivalente a cerca de 10 mil reais. Se estima que a renda média mensal em Cuba seja em torno do equivalente a 85 reais, e em Lá Federal, com 800 habitantes, cerca de 1 quarto está desempregado.

Uma mulher que se identifica como “Dayana” recrutou pelo menos 14 homens da área de Havana. A atividade começou algumas semanas após o líder russo, Vladimir Putin anunciar em junho que estrangeiros que combatessem poderiam ter direito à cidadania. O cubano Yohan Fiambre disse que conhecia 100 homens que já foram recrutados nos últimos meses.

*Trecho da reportagem que foi ao ar em 02.10

#traficohumano #guerranaucrania #russia #epochtimesbrasil

Loading comments...