#709 - Praia de Tiquiçaba - Anchieta (ES) - Expedição Brasil de Frente para o Mar

9 months ago
1

Olá amigos do Canal:
Em meio ao alvoroço típico dos dias quentes de verão, quando a maré alta encontra o areal abarrotado de pegadas e risos, existe um refúgio, um canto secreto, onde as ondas dançam lentamente ao som da brisa, e a paisagem convida à introspecção. Falamos da poética Praia de Tiquiçaba, enclausurada no coração do balneário de Ubu, no litoral de Anchieta, que vamos visitar no episódio de hoje. Você também quer conhece-la melhor? Vem comigo.
Situada ao lado do renomado Hotel Pontal de Ubu, Tiquiçaba não é uma praia qualquer. Sua essência emerge da língua ancestral dos Tupi Guarani, seu nome ecoa como uma canção que significa “Praia de Pequenas Conchas”. E de fato, a natureza foi meticulosa ao esculpir cada detalhe desse santuário. Uma enseada calma, quase sem ondas, acariciada apenas por suaves marolas que desenham padrões na areia dourada.
Cercada por uma mata nativa, intocada e densa, é comum que o silêncio só seja interrompido pelo canto dos pássaros e o sussurro das folhas. Mergulhadores encontram aqui um tesouro subaquático; suas águas cristalinas são ideais para explorar o mundo submerso. E os pescadores, com olhos atentos, esperam o momento certo para capturar lagostas, fazendo da pesca uma arte.
Ao se aventurar em direção a Tiquiçaba, o caminho revela uma estrada de areia fina, intercalada pela rica vegetação local, um prelúdio do que espera à frente. O mar, de um azul profundo e luminoso, contrasta com áreas escuras, tesouros escondidos nas profundezas.
Apesar de seu aspecto selvagem e deserto, a Praia de Tiquiçaba não está isolada. Muito próximo dali, os aromas e sabores dos restaurantes de Ubu encantam, enquanto hotéis e pousadas oferecem o conforto necessário para aqueles que desejam prolongar a estadia.
No entanto, um pedido: ao visitar essa pérola escondida, seja um guardião da natureza. Não deixe marcas, exceto as de seus pés na areia. Preservemos este patrimônio, pois ele pertence a todos nós e às gerações futuras.
E um último alerta para aqueles que se sentem atraídos pela magia de Tiquiçaba: embora o lugar convide à solitude, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Viaje com amigos, com a família, façam deste paraíso um cenário de memórias compartilhadas.
Em Tiquiçaba, cada grão de areia, cada concha, cada onda, canta uma serenata de amor à natureza. E a nós, cabe a responsabilidade de ouvir, respeitar e proteger.

Loading comments...