Moacyr Monteiro Avidos - Morte em Fortaleza (15/12/1932)

10 months ago
4

NECROLOGIA - Engenheiro Moacyr Monteiro Avidos.
31-12-1932 - BRAZIL-FERRO-CARRIL

Falleceu em Fortaleza, em consequencia de molestia contrahida no exercicio da sua profissão, o engenheiro Moacyr Monteiro Avidos, que ultimamente Irabalhava na construcção do açude Piranhas.
Era filho do engenheiro Florentino Avidos, e nascera em Cachoeiro doItapemirim, em 1898, tendo, portanto, 34 annos.
Ainda estudante, iniciou-se na vida profissional, auxiliando a construcçao da ferrovia de Cachoeiro do Itapemirim á Barra (Espirito Santo), sob a direcção do engenheiro Henrique de Novaes.
Recebendo o gráo de engenheiro civil, em Fevereiro de 1921, entreou a trabalhar para o Governo do Espirito Santo, do qual se desligou, em Janeiro do anno seguinte, para collaborar, ainda sob a direcção daquelle engenheiro, no 2o. Districto da Inspectoria de Obras contra as Seccas, Rio Grande do Norte.
Em Julho de 1922, transferiu-se para o Ceará, onde dirigiu a sala technica do 2o. Districto e depois fiscalizou a construcção incipiente e, afinal, paralysada, das Grandes barragens do Orós e Queixeramobim.
Já era, então, profissional respeitado e chefe querido.
Voltou, em principios de 1924, para o Espirito Santo, onde breve se lhe offerecia opportuni(lade de por o talento, eneraia e actividade proprios ao serviço do progresso de sua terra querida.
De facto ,assumindo seu pae, o Dr. Florentino Avidos, o governo do Estado, coube ao Dr. Moacyr Avidos, a pasta de Viação, Obras Publicas e Agricultura.
Na Victoria, como em todo o Espirito Santo, ficaram os marcos impereciveis de sua technica e inquebrantavel vontade; - bastariam para assignalar indeleveImente, um periodo governamental: as pontes de Victoria e de Colatina.
Fez mais ainda: - completou ( a avenida Capichaba; reforçou o abastecimento dagua da capital; integrou as obras do porto de Victoria na vida espirito-santense, promovendo-lhes a encampação pelo governo do Estado; intensiflicou-as; desenvolveu assombrosamente o systema rodoviario e o transporte automovel regionaes.
Por esta época, e no curto espaço de seis mezes, esteve na Europa, em missao especial, fiscalizando a uzinagem da ponte metallica de Victoria.
Conseguiu, ao mesmo tempo, regularizar a divida externa do Espirito Santo com os credores francezes, assumpto que vinha, havia tres quatriennios, desafiando a argucia dos governos.

Pesquisa e transcrição: Fábio Pirajá.

Loading comments...