Ana Priscila Azevedo diz à CPI que ficou em solitária por 8 meses sem banho de sol

7 months ago
1.25K

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), ouviu nesta quinta-feira (28) Ana Priscila Silva de Azevedo, presa desde o dia 10 de janeiro por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Ela é apontada como uma das articuladoras dos ataques de 8 de janeiro em Brasília.

Em determinado momento do depoimento, Ana Priscila disse que não é acusada e nem ré no inquérito que corre no Supremo Tribunal Federal (STF). Afirmou, ainda, que ficou oito meses detida em uma solitária na Colmeia sem banho de sol, até 10 dias atrás, com problemas de saúde.

“Fiquei 8 meses em uma cela de isolamento, um local destinado a punir presos que cometem infrações dentro da penitenciária. Passei 8 meses sem banho de sol, em um local insalubre com mofo e teias de aranha. Não sabia o que era sol”, disse Ana Priscila à CPI.

Nas investigações, ela é apontada como uma das organizadoras da invasão. Ela também era administradora de um grupo no Telegram, chamado de “A queda da Babilônia”, que contava com cerca de mais de 35 mil membros. Mesmo após os ataques, Ana Priscila seguiu com postagens em grupos de telegram. “Os caras armaram e colocaram tudo para cima de mim. Assassinaram minha reputação e não minha consciência", escreveu, na época.

 “O que eu vi no dia 8/1 foi uma polícia inerte, que não fez absolutamente nada. Eu nunca vi a praça dos três poderes tão desguarnecida, não tinha contingente policial nenhum. A polícia não fez nada, os policiais estavam parados”, disse Ana Priscila.

Priscila ainda negou rumores de que ela própria seria uma “infiltrada da esquerda”, afirmando que é investigada desde 2019. “Eu sou conservadora, cristã, patriota convicta, jamais infiltrada”, afirmou. 

Ana ficou conhecida por sua atuação em redes sociais inflamando manifestantes que questionavam o resultado das eleições presidenciais de 2022. Em uma postagem antes dos ataques, ela chegou a dizer iriam “sitiar os três poderes” e que o “Brasil iria parar”. Ela está detida no presídio da Colmeia, no Distrito Federal.

Loading comments...