Os Trapalhões Acorrentado

1 year ago
20

Os Trapalhões foi um programa de televisão humorístico brasileiro, criado por Wilton Franco e estrelado pelo quarteto cômico de mesmo nome, composto por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias; cada um desenvolveu uma persona cênica distinta. O grupo já obtinha sucesso na televisão e no cinema desde meados da década de 1960.

O programa estreou no ano de 1974, aos sábados, na Rede Tupi. Em 13 de março de 1977, estrearam na TV Globo, antes do Fantástico. Exibido aos domingos, o programa apresentava uma sucessão de esquetes entremeados sem aparente conexão, exceto a presença dos próprios. Um dos maiores fenômenos de popularidade e audiência no Brasil em toda a história, o programa entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o programa humorístico de maior duração da televisão, com trinta anos de exibição.

O primeiro filme deles, Na Onda do Iê-Iê-Iê (1966), contava apenas com a dupla Didi e Dedé. Com o quarteto clássico, foram produzidos vinte e um filmes, começando com Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (1978) até Uma Escola Atrapalhada (1990). Mais de cento e vinte milhões de pessoas já assistiram aos filmes de Os Trapalhões, sendo que sete destes filmes estão na lista das dez maiores bilheterias do cinema brasileiro.

Em 2017, a Globo, em uma parceria com o Canal Viva produz um revival do programa, agora com seis trapalhões. Além de Didi e Dedé, o programa apresenta os sobrinhos dos trapalhões originais: Didico, Dedeco, Mussa e Zaca. No entanto, sem repetir o sucesso da versão original, foi descontinuado no mesmo ano devido a baixa audiência. Em dezembro do mesmo ano, o canal anunciou reprises das temporadas antigas do programa, em janeiro de 2018.

Visão geral
O programa era formulado por várias cenas de alguns minutos, em que tomavam parte situações cômicas dos protagonistas, às vezes com um deles, dois, três e mesmo com os quatro Trapalhões. Os assuntos das cenas eram, por exemplo, os Trapalhões se opondo a inimigos ou a si mesmos em disputas (nas quais Didi e qualquer um dos três Trapalhões que estivessem do lado dele saíam vitoriosos em quase todas as vezes), eles pregando peças em outras pessoas e até em si mesmos e os quatro cooperando entre si mesmos para chegar a um objetivo comum. Houve também, ao longo dos anos do programa, várias paródias de super-heróis tradicionais, como Super-Homem (frequentemente interpretado por Didi por causa de seu papel de líder), Batman (este mais interpretado por Dedé, devido ao seu papel de segundo em comando), Homem-Aranha, Fantasma, Hulk, etc.

Didi Mocó (Renato Aragão) : Seu nome completo é Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbbo, um esperto cearense com linguajar e aparência bastante cômicos, e que poucas vezes terminava as cenas com má sorte ou como perdedor, tanto enfrentando inimigos como seus próprios três companheiros. Apesar de ser o líder do grupo, em certas cenas é considerado pelos seus três companheiros como o membro de menor importância. Era apelidado de "cardeal",, "cearense", "troféu de corrida de jegue", "alegria do jabá", "cabecinha" ou "cabeça-chata".

Dedé (Manfried Sant'Anna): O "Galã da Periferia", era o que agia com mais seriedade e considerado o cérebro do grupo e o mais valente dos quatro, sendo uma espécie de "2º no comando". Sua masculinidade era sempre ironizada por Didi, que criava apelidos como "Divino", "rapaz alegre" e "audácia da pilombeta". Dedé estava no elenco de apoio do humorístico "Os Adoráveis Trapalhões" até a fase da RecordTV em 1972, quando passou a ser definitivamente o escada do grupo. Foi ele quem sugeriu a entrada de Mussum ao grupo.

Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes): Um bem-humorado sambista carioca que tinha orgulho de dizer que era natural do Morro da Mangueira, uma favela do Rio de Janeiro. Possuía um linguajar bastante peculiar, sempre empregando o "is" no final de quase todas as palavras, criando assim os bordões "cacildis" e "forévis". Sua maior paixão é a cachaça, a qual ele chama de "mé". Era sempre alvo de piadas e apelidos, como ser chamado ironicamente de Maizena por Didi, ou mesmo "azulão", "Mumu da Mangueira" ou "cromado".

Zacarias (Mauro Faccio Gonçalves): Um tímido e ingênuo mineirinho de Sete Lagoas com personalidade infantil, baixa estatura, uma risada inconfundível e voz bastante fina, como a de uma criança. Por ser calvo, sempre usava uma peruca e entrava em desespero se esta fosse retirada de sua cabeça, revelando sua calvície. A partir de 1989, o personagem passou a ser chamado de Zacaria, sem o último 's'. O personagem estrelou o filme Deu a Louca nas Mulheres em 1977.

#ostrapalhões
#ostrapalhoes
#didi
#dedé
#dede
#mussum
#zacarias
#zacaria

Loading comments...