Marco Temporal Indígena, combustível, economia de Lula e Índia vira nova China - Hora H do Agro 23/9

1 year ago
18

O programa Hora H do Agro deste sábado, 23, analisou os efeitos do fim do Marco Temporal das Terras Indígenas, que foi decidido pelo STF nesta semana. A tese do Marco Temporal dizia que só poderiam ser demarcadas como indígenas as áreas que esses povos ocupavam na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) afirma que agora, qualquer área do Brasil - seja urbana ou rural - poderá ser reivindicada por um indígena. No campo, agricultores de diversas cidades poderão perder as propriedades rurais. Já os prefeitos dizem que os municípios podem perder territórios para os índios e ter a economia impactada.

No encontro, a jornalista Kellen Severo também destacou a suspensão das exportações de combustíveis da Rússia e os efeitos no Brasil. Isso porque o país é o principal fornecedor de diesel do Brasil e o quarto de gasolina. Já na economia, uma pesquisa do Datafolha revelou que os eleitores do presidente Lula estão mais pessimistas com o rumo econômico do país.

No cenário internacional, também foi abordada a projeção feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de que a Índia é o país que mais vai crescer em 2023 e em 2024. Em relatório, a entidade internacional indicou uma projeção para o PIB indiano com crescimento de 6,3% e em 2024, uma elevação de 6%. Os dados chamam a atenção pois o PIB da Índia deverá ultrapassar o da China e de importantes economias, como dos EUA e Japão.

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Baixe o AppNews Jovem Pan na Google Play
https://bit.ly/2KRm8OJ

Baixe o AppNews Jovem Pan na App Store
https://apple.co/3rSwBdh

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

#JovemPan

Loading comments...