Premium Only Content

CNBB acusa STF de irregularidades no julgamento do aborto
O assessor jurídico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Hugo Cysneiros, acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de incoerências e irregularidades na condução do julgamento virtual da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que tem como objetivo descriminalizar o aborto no Brasil.
Em vídeo divulgado nesta sexta-feira (22), Cysneiros destacou que o STF só decidiu sobre a acolhida dos amicus curiae, entidades que apoiam o processo com indicações sobre o tema, após a divulgação de um vídeo anterior do assessor, no qual ele criticava a omissão da Suprema Corte sobre a participação de entidades nessa contribuição ao processo.
O advogado também ressaltou que o prazo para manifestação dos amicus curiae só foi conhecido pelas entidades após já ter sido finalizado. O julgamento terá início à meia noite desta sexta-feira, 22 de setembro, de forma virtual.
“Temos aqui, portanto, um prazo impossível de ser cumprido. Diversas instituições já se manifestaram acusando esse problema procedimental, esta clara nulidade processual, e estamos esperando algum tipo de pronunciamento do Supremo Tribunal Federal”, destacou Cysneiros.
O advogado também criticou o fato de ser um julgamento virtual sobre um tema tão importante.
“Por que conduzir um processo como esse em ambiente virtual, sem sessão plenária presencial, onde claramente a sociedade brasileira terá acesso e conhecimento aos argumentos das partes dos ‘amicus curiae’ e também dos senhores e senhoras, ministros e ministros do Supremo Tribunal Federal? Fica aqui a nossa indignação, a nossa estranheza técnica, sobretudo, e esperamos dar seguimento a essa luta com resultado favorável, a fim de que o Estado Democrático de Direito seja preservado”, salientou.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, votou a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, nesta sexta-feira (22). Weber afirmou que "a maternidade é escolha, não obrigação coercitiva" e que "impor a continuidade da gravidez" representa uma "forma de violência institucional contra a integridade física, psíquica e moral da mulher".
O voto de Weber foi proferido em plenário virtual, mas o ministro Luís Roberto Barroso pediu destaque, o que suspendeu o julgamento. Barroso é o próximo presidente do STF e deve pedir a retomada do julgamento no plenário físico. Ainda não há uma data para isso acontecer.
-
1:23:30
TruthStream with Joe and Scott
2 days agoJaime Harlow is back! #483
13.8K21 -
1:32
Gaming on Rumble
2 days agoWhat is the Rumble Creator Program?!?! | Lvl UP
61K4 -
10:34:09
Rallied
15 hours ago $19.95 earnedSolo Challenges ALL DAY
263K9 -
1:39:43
Brandon Gentile
2 days agoTOP Money Expert: Bitcoin Will Keep Setting All-Time Highs Beyond $10m
17.2K2 -
2:02:28
Badlands Media
1 day agoDevolution Power Hour Ep. 385: Trump “Death” Hoax, Supreme Court Tariffs Fight, and Tech-Military Ops
71.2K34 -
1:56:48
Tundra Tactical
9 hours ago $15.33 earnedFull Semi-Auto Comedy Hour
39.5K3 -
1:55:52
BlackDiamondGunsandGear
1 day agoGlocks Want Gun Control? // Trump Tramples on your Rights? // After Hours Armory
33.5K4 -
1:55:52
DLDAfterDark
13 hours ago $5.54 earnedDLD Live! Trump - Flag Burning - Glock & Gun Control - Martial Law Light?? - After Hours Armory
27.1K4 -
13:46:18
GritsGG
20 hours agoRumble Customs! 3515 Ws! 🫡!
96.2K -
5:59:47
SpartakusLIVE
15 hours agoThe HUGEST Brain (not forehead) delivers Saturday SPARTOONS || Variety Later - Shadow of Mordor
199K4