Jonas: O Profeta Fujão #jonas #bíblia #profeta

1 year ago
7

LEITURA COMPLEMENTAR

“O livro de Jonas é mais um relato histórico do que uma profecia. Em geral os profetas falam e seus livros contêm a mensagem que Deus lhes entregou. Não é assim com o livro de Jonas que se concentra mais nos acontecimentos em torno do profeta. A mensagem de Jonas, propriamente dita, é um brevíssimo pronunciamento. Sua profecia para Nínive é muito pequena. É mais uma sentença. No original são apenas cinco palavras. A grande questão é sua vida, não seu sermão. O grande sermão do livro de Jonas para nós é a própria vida do profeta.

Pode ser que Jonas tenha feito a sua proclamação em sua língua materna, o hebraico, e usado um intérprete para transmiti-la aos ninivitas. De qualquer modo, sua mensagem era simples e dificilmente faria com que ele ganhasse a aprovação do povo: “APENAS MAIS QUARENTA DIAS E NÍNIVE SERÁ SUBVERTIDA.” (Jn 3:4).

De modo firme, ele continuou repetindo a sua mensagem. O que havia de especial na mensagem a ele entregue? Nada, a não ser o fato da sua origem divina. Estranhamente sua curta profecia deixou de realizar-se (o que o deixou muito frustrado), mas a grande experiência do profeta perdura influenciando até nossos dias.

A mensagem pode ser extremamente curta, mas, independentemente de seu tamanho, é impactante, porque a palavra de Deus tem poder. No caso de Jonas, mais poder do que ele gostaria que tivesse.

Ora, se uma mensagem como a de Jonas, um pequenino sermão, surtiu tanto efeito na vida das pessoas que o ouviram, o que esperar da mensagem da Graça que a nós foi revelada por Jesus Cristo, o Filho de Deus? Aliás, a mensagem de Jonas era apenas uma sentença sem nenhuma nota de esperança. Puro anúncio de um juízo iminente. Os ouvintes, no entanto, foram impactados como veremos adiante. Diferentemente, a nós foi confiada a mensagem de “Boas Novas”, mas não se engane achando que essa mensagem pode ser rejeitada sem nenhum tipo de consequências (Hb. 2.1-3)”.

Loading comments...