Reino Unido pesquisador parlamentar acusado de espionar para o PCCH

1 year ago
7

Um pesquisador do parlamento britânico foi preso sob suspeita de agir como espião para a China.

A polícia não deu o nome do homem, que disse ser um britânico com idade entre 20 e 30 anos. O The Times noticiou esta semana que Chris Cash, de 28 anos, havia sido preso em março. O historiador teria relações próximas com muitos membros conservadores do parlamento, incluindo a presidente do comitê de relações exteriores, Alicia Kearns.

Algo que chamou atenção foi que, apesar de supostamente estar trabalhando para o regime comunista, o homem não era etnicamente chinês. Segundo a reportagem, oficiais de segurança acreditam que ele teria sido recrutado enquanto morava na China e mandado de volta ao Reino Unido para se infiltrar nos círculos políticos.

A polícia conta que ele e mais um suspeito estão soltos sob fiança até outubro. Em uma declaração emitida por seus advogados, o homem nega veemente todas as acusações e diz que se agisse da forma que alegaram, ele estaria indo contra tudo que acredita.

Os legisladores do Reino Unido agora pressionam o primeiro-ministro Rishi Sunak para que seja mais duro com o regime chinês e designe a China como uma ameaça à segurança nacional. Sunak confrontou o premiê chinês Li Qiang durante a cúpula do G20 na Índia este fim de semana.

Pequim classificou as alegações de espionagem como calúnia maliciosa.

*Trecho da reportagem do China em Foco que foi ao ar em 13.09

#reinounido #comunismo #epochtimesbrasil

Loading comments...