2.100 pessoas morrem em terremoto no Marrocos

1 year ago
19

O número de mortes do terremoto no Marrocos já passa de 2.100, com milhares de feridos.

Sexta-feira o país foi atingido pelo maior terremoto das últimas seis décadas, com magnitude 7, destruindo milhares de construções. As equipes de resgate trabalharam para chegar às áreas mais afetadas e o número de mortos deve aumentar. A OMS estima que centenas de milhares tenham sido afetados.

Vídeos mostram pessoas correndo para áreas abertas tentando se esquivar dos destroços em Marraquexe.

O epicentro do tremor foi a cerca de 70 quilômetros a sudoeste da cidade, que é conhecida pelos palácios e mesquitas medievais. Agora muitos deles em ruínas.

Partes da cidade antiga de Marraquexe, designada pela Unesco como patrimônio mundial.

Sobreviventes têm dificuldade para encontrar comida e abrigo, enquanto equipes de resgate continuam a procurar pessoas desaparecidas em áreas remotas. A destruição mais violenta ocorreu em áreas isoladas das montanhas Atlas, próximas à cidade. É difícil acessar os alojamentos da região. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu uma nota manifestando pesar às vítimas e transmitindo solidariedade ao povo e ao governo do Marrocos.

O presidente americano Joe Biden expressou sua tristeza quanto a devastação e disse que os Estados Unidos estão prontos para prestar qualquer assistência necessária ao povo Marroquino.

Segundo oficiais americanos, um pequeno time de especialistas em desastres desembarcou no país domingo para avaliar a situação. A França também disse estar de prontidão, e que aguarda um pedido formal do Marrocos. A Turquia foi outro país oferecendo assistência, ela mesma tendo passado recentemente por um terremoto devastador.

Marrocos declarou 3 dias de luto. O rei marroquino Maomé VI, prontamente agradeceu publicamente nações que mandaram auxílio, incluindo Espanhã, Catar, Reino Unido e os emirados Árabes Unidos. Ele pediu que as orações para os mortos fossem realizadas em mesquitas no país todo.

*Trecho da matéria que foi ao ar em 11.09

#terremoto #marraquexe #epochtimesbrasil

Loading comments...