Da Humildade a Soberba… a vida e morte

10 months ago
54

Alguns associam Sócrates, guardadas suas devidas proporçoes, com Jesus Cristo, uma vez que ambos não deixaram nada escrito, e suas palavras foram sempre escritas por seus seguidores.
No caso de Jesus foram os escritores dos testamentos biblícos, no caso de Sócrates, muitos dos seus escritos foram publicados por Platão.
Nascido nas imediações de Atenas em 439 a.c., filho de escultor e uma parteira. Sòcrates logo se tornou aprendiz de seu pai trabalhando nas “Três musas e seus hábitos”. Mais tarde foi estudar com Anaxágoras.
Seu primeiro mentor foi Arqueleu com quem estudou matemática e astronomia, uma vez que a filosofia era uma ciência nova ainda, menos de 100 anos de estudo, e, claro, muitas perguntas não respondidas. Hoje nossa sociedade separa a filosofia como uma área humana e a matemática como uma área exata, embora as nomenclaturas possam mudar o sentimento nesse sentido permanece. Mas até o século XVII essas duas ciências andavam juntas.
Hoje em dia, mesmo apesar de várias tentativas de separá-las, elas ainda caminham na mesma estrada. Afinal, a pesquisa científica besea-se em metodologia, a “filosofia” da pesquisa e a comprovação de sua teoria, na maioria das vezes, através de números, ou seja, a matemática.
Conversando aqui com meus botões a gente chegou a conclusão que esssa atitude “anticientífica” de Sócrates se deu principalmente por que os cientístas da época, como Arquimedes (física), Hipócrates (medicina) e Euclides (geometria) “fugiam” da argumentação e da filosofia, mas isso não quer dizer que na ciência não exista argumentação, pelo contrário, existe muita argumentação.

Enfim, a principal contribuição de Sócrates era a de associar a humildade com a busca do conhecimento, “Só sei que nada sei”. Talvez a mais famosa frase de Sócrates se coloca na posição humilde de “não ter conhecimento” a ansiedade de continuar estudando para quem sabe um dia “vir a saber”.
Ao invés de questionar o mundo, Sócrates olou para sí e começou a se questionar, sim, as teses e teorias de outras pessoas, formando assim um método socrático de discussão, cheio de vantagens pela criação de uma discussão mais rica, mas além de provocativa, era, em alguns momentos tido como astuto, trapaceiro e brilhante. Nao era incomum que Sócrates sem conseguir se conter fazia seu adversário objeto de ridículo, e mostrando aos sábios de Atenas de que na verdade nada sabiam.
Sócrates gostava de mostrar os princípios básicos e fundamentais das teorias de seus adversários para mostrar e expor as idéias erradas e as incoerências durante um debate.
Sócrates viveu em uma época de relativa paz, e de Péricles (não o do exaltasamba), época de paz e desenvolvimento politíco de social que iria influenciar toda a sociedade mundial.
O oráculo dos delfos disse uma vez que sócrates era o mais inteligente do mundo, à principio ele não acreditou e buscou o conhecimento.
Devemos lembrar que Sócrates mudou alguns paradigmas como parar de olhar em vola do universo e comecou a olhar para só mesmo, buscando as explicações de quem somos, para onde vamos e assim vai.
A segunda contribuição socrática foi sem dúvida nenhuma a diealética, ou seja, a arte de perguntar, iniciando pelos conceitos básicos até mostrar as incoerências do seu “adversário”. Assim:
Os deuses sabem tudo?
Mas eles não brigam entre si?
Discordam sobre o certo e errado?
Então eles não sabem tudo..
Essas duas contribuições fez com que Sócrates seja tratado como o pai da filosofia moderna, influenciando toda a sociedade, provavelmente isso o atingiu.
Com o passar do tempo, a humildade se esvaiu e Sócrates passou a ter a soberba de acreditar que sim, era o mais inteligente vivo. Curioso que, provavelmente parou de olhar para si e passou a olhar para os demais, uma vez que passou a achar que já era o melhor… Visão essa que provavelmente passou a seu amigo e seguidor Platão (já temos video dele aqui no canal) e então Sócrates fui julgado e condenado a morte ou exílio.
O exílio, assim como a escravidão, eram coisas habituais na sociedade ateniense da época, você se tornaria escravo por qualquer motivo, não pela cor de sua pele, por exemplo, se vc tinha uma dívida, o credor poderia escravizá-lo e ssim vai.
Sócrates, preferiu sua morte aceitando a dose fatal de cicuta. “Uma vida irreflexiva não merece ser vivida”, outra frase também famosa encerrou sua vida, mas por que ele aceitou a morte? Muitos foram exilados e anos depois voltaram… Eu aqui com meus botões achamos que a soberba tomou tanto sua alma e que talvez, também se tornaria uma espécia de mártir ou de deus, ai fica a eterna dúvida, mas o aceite da dose de cicuta levanta sim várias dúvidas.

Loading comments...