Premium Only Content

Fazendas produtivas podem ser desapropriadas, decide Supremo
“É pelo uso, socialmente adequado, que a propriedade Ă© legitimada. A consequĂŞncia relativa ao descumprimento das obrigações que incidem sobre o proprietário Ă© a desapropriação com pagamento mediante tĂtulos da dĂvida pĂşblica, para o caso dos imĂłveis urbanos, ou da dĂvida agrária, para os rurais.”
Assim o ministro Fachin resume sua decisão, seguida por todos os ministros, em relação a um pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil para declarar inconstitucional trecho da Lei da Reforma Agrária de 1993, que prevê a desapropriação de propriedades rurais, mesmo que sejam produtivas.
O motivo para o pedido é que o Art. 185 da Constituição deixa clara a impossibilidade de desapropriação de terras produtivas:
Art. 185. SĂŁo insuscetĂveis de desapropriação para fins de reforma agrária:
I - a pequena e média propriedade rural, assim definida em lei, desde que seu proprietário não possua outra;
II - a propriedade produtiva.
Parágrafo único. A lei garantirá tratamento especial à propriedade produtiva e fixará normas para o cumprimento dos requisitos relativos a sua função social.
O ministro interpretou o parágrafo único do artigo como indicativo que a produtividade da propriedade é uma condição necessária, mas não suficiente para que ela cumpra sua "função social".
As garantias fundamentais apresentadas no Artigo 5º da Constituição já traz esse grande "mas", logo após definir o direito de propriedade:
“XXIII – a propriedade atenderá a sua função social”
No caso da propriedade rural, a Constituição define a "função social" como:
Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:
I – aproveitamento racional e adequado;
II – utilização adequada dos recursos naturais disponĂveis e preservação do meio ambiente;
III – observância das disposições que regulam as relações de trabalho;
IV – exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.”
Perceba o nĂvel de subjetividade dos termos: "racional e adequado", "bem-estar"...
Em outras palavras, não existe direito de propriedade no Brasil, mas sim uma espécie de cessão de direito, dependente do uso "correto" dessa propriedade para o "bem coletivo", demonstrando o quanto a Constituição brasileira foi influenciada por uma visão socialista.
O direito à propriedade é a base do sistema capitalista de livre mercado, promotor de prosperidade e liberdade. Se ao invés de garantir tal direito, o Estado se apresenta como beneficiário último dele, nos aproximamos do socialismo arbitrário e promotor da pobreza.
No ano passado, o ministro Barroso deu mais um passo na insegurança jurĂdica, impondo a criação de comissões de mediação para casos de desocupações coletivas, depois de ter suspendido por mais de ano a possibilidade de qualquer despejo, por conta da pandemia. Ou seja, o que já era difĂcil e demorado, ficou ainda mais difĂcil.
O resultado dessa polĂtica Ă© a perda de eficiĂŞncia do mercado, com encarecimento dos custos para todos: propriedades formam a base de garantias do sistema financeiro. Se Ă© mais difĂcil garantir esse direito, aumenta o risco para emprestadores, aumentando o custo para tomadores de recursos. AlĂ©m disso, a incerteza afasta investidores.
No final, todo mundo fica mais pobre, porém, burocratas concentram mais poder. Não é esse o objetivo do socialismo?
-
7:31
Leandro Ruschel
4 months agoMoraes dobra a aposta, multa novamente X e dá ultimato ao Rumble
7372 -
LIVE
Benny Johnson
51 minutes agoPANIC: Communist NYC Mayor Nominee Could LOSE Citizenship, Face DEPORTATION | Rudy Responds LIVE
5,049 watching -
LIVE
Bannons War Room
4 months agoWarRoom Live
14,835 watching -
LIVE
theoriginalmarkz
1 hour agoCoffee with MarkZ. 06/27/2025
2,309 watching -
LIVE
Badlands Media
6 hours agoBadlands Daily: June 27, 2025
4,498 watching -
1:12:54
Dear America
2 hours agoChina CAVES and SIGNS TRADE DEAL!! The Tariff War Is OVER! + DEMS LEAKED THE IRAN STRIKE!!!
105K85 -
LIVE
Major League Fishing
3 days agoLIVE! - Bass Pro Tour: Stage 6 - Day 2
153 watching -
LIVE
Wendy Bell Radio
5 hours agoThank You For Your Attention To This Matter
9,000 watching -
LIVE
Matt Kohrs
11 hours agoMASSIVE MARKET SQUEEZE || Live Trading Options & Futures
683 watching -
21:06
The Finance Hub
11 hours ago $0.47 earnedBREAKING: JOE ROGAN JUST SHOCKED THE WORLD!
4.76K6