Liberais são de Direita ou de Esquerda? Afinal, o que é ser um Liberal?

9 months ago
166

🇧🇷 *Contribua com o canal com qualquer valor pelo PIX* : mundopolarizado2021@gmail.com
Precisamos de seu apoio para manter nosso trabalho 👊🏼
Olimpio Araujo Junior
----------------------------------
*SIGA NAS REDES SOCIAIS* : https://www.olimpioaraujojunior.com/links

Saiba mais sobre Olimpio Araujo Junior: https://www.olimpioaraujojunior.com

✉️ Contato Comercial: contato@olimpioaraujojunior.com
---------------------------------
O liberalismo é uma ideologia política que surgiu na Europa no século XVII, em reação ao absolutismo. Os liberais acreditavam que o governo deveria ser limitado em seu poder e que os indivíduos deveriam ter direitos e liberdades que deveriam ser protegidos pelo governo.

O liberalismo é uma ideologia política que tem se adaptado às mudanças da sociedade ao longo dos séculos. No entanto, os princípios básicos do liberalismo permanecem os mesmos: liberdade individual, igualdade de direitos e limitação do poder do governo.

Aqui estão alguns exemplos de políticas liberais:

Liberdade de expressão
Liberdade de religião
Liberdade de associação
Liberdade de mercado
Estado de direito
Separação de poderes
Sistema judicial independente
Direitos civis
Direitos sociais
Tolerância religiosa e cultural
Os liberais acreditam que essas políticas são necessárias para promover a liberdade individual, a igualdade social e o bem-estar geral.

O liberalismo é uma ideologia política que tem sido muito influente na história do mundo. Os liberais têm lutado por liberdade, igualdade e direitos humanos por séculos e continuam a fazê-lo hoje.

Atualmente, os liberais costumam ser divididos em dois grandes grupos: um mais à direita formado por conservadores, neoliberais e libertários, e outro mais à esquerda, mais progressista e igualitário.

Nos Estados Unidos por exemplo, os liberais são representados pelo Partido Democrata, um partido que defende pautas progressistas de centro a centro esquerda e faz oposição ao partido Republicano, que é o partido de direita e conservador, mas que também defende pautas consideradas liberais na economia.

Já no Brasil, os liberais se aproximaram muito mais dos conservadores a partir dos anos 2000 e se tornaram um dos pilares da nova direita brasileira, consolidada como uma reação anti-PT.

Unidos, Liberais e conservadores participariam do movimento pelo impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e do fortalecimento da campanha presidencial que levou Bolsonaro ao poder em 2018.

Um dos maiores nomes do Liberalismo no Brasil nesse período foi justamente o Ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, que apesar das grandes dificuldades encontradas durante o governo para colocar seus planos em prática, deixou um forte legado liberal na economia do país, como a reforma da Previdência, a autonomia do Banco Central, a desrregulamentação e abertura da economia
a privatização da Eletrobrás, as contas públicas sob controle e uma série de medidas pró-mercado

Guedes rompeu com o "Consenso Social Democrata" que havia sido formado no Brasil desde o fim do regime militar através de políticas do PSDB, PT e outros partidos que fizeram parte dos governos, que levaram a uma escalada dos gastos públicos e aumento da carga tributária.

Respondendo então a pergunta do início do vídeo, Liberais não são de Direita ou de Esquerda, eles são "Liberais".

Apesar de terem uma ampla gama de opiniões sobre vários tópicos geralmente concordam nos seguintes princípios:

Liberdade individual: os liberais acreditam que os indivíduos têm o direito de viver suas vidas como quiserem, desde que não prejudiquem os outros.

Igualdade: os liberais acreditam que todos os indivíduos são criados iguais e têm os mesmos direitos, independentemente de sua raça, gênero, religião ou orientação sexual.

Direitos humanos: os liberais acreditam que todos os indivíduos têm direitos humanos básicos, como o direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Governo limitado: os liberais acreditam que o governo deve ser limitado em seus poderes e que deve respeitar os direitos individuais.

Livre mercado: os liberais acreditam que o mercado livre é a melhor maneira de promover a prosperidade econômica.

Tolerância religiosa e social: os liberais acreditam que todos os indivíduos devem ser livres para praticar sua religião ou crenças sem medo de perseguição. Eles também acreditam que a sociedade deve ser tolerante com diferentes estilos de vida e opiniões.

Os liberais são uma força importante na política e na sociedade do mundo todo. Eles têm lutado por liberdade, igualdade e direitos humanos por séculos e continuam a fazê-lo hoje.

Agora eu quero saber a sua opinião sobre os Liberais, deixe seu comentário abaixo do vídeo, curta e compartilhe e não esqueça de assinar o canal para acompanhar os próximos episódios dessa série.

Loading comments...