Premium Only Content

DOM AMÉRICO AGUIAR se RETRATOU com PALAVRAS, mas e as OBRAS? JMJ 2023 LISBOA React
Nós não queremos converter os jovens a Cristo nem à Igreja Católica nem nada disso, absolutamente." As palavras de Dom Américo Aguiar, o Bispo responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 ao RTP notícias repercutiram de forma extremamente negativa entre os católicos do mundo todo.
Se não é para converter os jovens, para que serve a JMJ? O próprio Bispo responde:
''Nós queremos que seja normal que o jovem cristão Católico diga e o testemunhe que o é; que o jovem muçulmano, judeu ou de outra religião também não tenha problemas em dizer que o é, e o testemunhar. 'Aquele jovem que não confessa religião nenhuma se sinta à vontade e não se sinta estranho porque é assim ou de outra maneira, e que todos entendamos que a diferença é uma riqueza."
A polêmica em torno da fala parece ter ofuscado a grande vitória de Dom Américo: ser nomeado Cardeal pelo Papa Francisco.
Então, procurando limpar sua imagem manchada por essa declaração (às vésperas do início da jornada) o Bispo se retratou com palavras que serão transcritas no final do presente texto.
Entretanto, as palavras de Dom Aguiar não soam convincentes quando somos notificados de que a JMJ por ele organizada tem uma programação para visitas dos jovens a mesquitas, sinagogas, centros ismáilis, templos hindus e igrejas protestantes.
Na ACIdigital, somos informados de que o "padre Stiwell contou ainda que a Universidade de Lisboa vai plantar “seis árvores no Jardim Botânico Tropical, para recordar as seis grandes famílias religiosas, o taoísmo, o hinduísmo, o budismo, o judaísmo, o cristianismo e o islã”.
A JMJ contará com a presença das comunidades ecumênicas Taizé (protestante-Católica) e Chemin Neuf (católico-protestante-ortodoxa).
Diante disso, que valor há na "retratação" de Dom Aguiar?:
"A Jornada Mundial da Juventude é um convite para todos, desde sempre. Os Papas convidam os jovens do mundo inteiro a encontrarem-se uns com os outros, a encontrarem-se com o Papa e a viverem uma experiência de Deus. Um encontro com Cristo Vivo. É isso que queremos que aconteça, e é isso que eu sublinho.
E que cada um regressando à sua realidade, ao seu país, à sua vida, à sua circunstância, tenha um desejo maior de conversão, de ser melhor pessoa, tomar decisões na sua vida; na área vocacional; na sua família; no seu trabalho; nos seus projectos; marcados com a experiência de terem encontrado estes jovens que querem dar testemunho de Cristo Vivo.
Não entendo a jornada como uma oportunidade ou um evento de proselitismo proactivo para converter tudo e todos os que porventura venham ao encontro da Jornada, nem é essa a leitura que alguma vez foi feita por ninguém.
Eu compreendo que o isolamento da frase da entrevista, como está, pode gerar perplexidade e erro de leitura. Mas a JMJ é repetidamente um convite dos Santos Padres a todos, uma oportunidade de nos conhecermos todos, de olharmos para aquilo que é a diversidade como uma riqueza, de nos conhecermos, a alegria de dar testemunho de Cristo Vivo."
Temos dito isto há quatro anos, até à exaustão. Dar testemunho de Cristo Vivo, um encontro com Cristo Vivo, Cristo Vivo, Cristo Vivo. Se não querem ouvir, não ouçam.'
***
00:00 Visitas a templos de outras religiões
01:26 A "retratação" de Dom Aguiar X suas obras
03:32 Um único dogma: o relativismo ecumênico
06:20 "A experiência de Deus": terminologia modernista
07:54 A autodemolição da Igreja
10:14 A forte presença protestante na JMJ
12:15 A JMJ promoverá a Agenda 2030 da ONU
14:16 Dom Aguiar renegou seu passado socialista?
FONTES:
A "retratação" de Dom Aguiar: https://shorturl.at/yAEGH
A entrevista de Narciso Miranda, político socialista: https://shorturl.at/EMOQ8
Sobre a juventude de D. Aguiar no PS (Partido Socialsita):
https://shorturl.at/sJRU1
JMJ 2023 promove visitas a templos de outras religiões: https://shorturl.at/kDHST
***
SEJA MEMBRO E PATROCINE O CANAL PELO KICKANTE:
(Acesso ao grupo EXCLUSIVO de membros!)
https://bit.ly/41KJs3h
Ou
Ajude o canal com uma doação!
PIX: lorenzomatheus2@gmail.com
***
Já pensou em um curso de TEOLOGIA para LEIGOS com orientação TRADICIONAL e um custo MUITO BARATO?
CONFIRA a FORMAÇÃO CONTINUADA do Prof. Henrique Sebastião. diretor do site 'O Fiel Católico' e tenha acesso a aulas, apostilas e grupos exclusivos para estudo! https://p.eduzz.com/1327410?a=45291670
-
LIVE
RalliedLIVE
8 hours ago $14.15 earnedHIGH OCTANE WARZONE SOLOS ALL DAY
2,211 watching -
2:49:43
TimcastIRL
6 hours agoTrump Just ACCUSED Obama Of TREASON, Calls For CRIMINAL Charges | Timcast IRL
211K67 -
10:19
MattMorseTV
11 hours ago $4.20 earnedTrump just went SCORCHED EARTH.
31.2K24 -
2:37:18
Barry Cunningham
7 hours agoPRESIDENT TRUMP UNLEASHES HIS WRATH! NOW IT'S DEFINITELY GAME ON! HUGE TRADE WIN!
79.2K52 -
1:27:56
Glenn Greenwald
9 hours agoSemafor Editor Ben Smith on Epstein Saga; How do MAGA Supporters Really Feel About Trump's Foreign Policy? Eddington Movie Review: Reflections on 2020 | SYSTEM UPDATE #490
152K69 -
2:13:20
megimu32
6 hours agoOTS: Infomercial Insanity | 80s-00s Gadgets That Sold Big (and Made Us Buy)
35.8K7 -
4:35:12
Amish Zaku
7 hours agoA Celebration of Ozzy Osbourne's Life, Music, and Spirit
31.1K7 -
48:41
The Mel K Show
8 hours agoMel K & Aaron Day | Wake up! Walking Blindly into Totalitarian Technocracy | 7-22-25
54.9K18 -
1:05:20
BonginoReport
10 hours agoEpstein: From “Case Closed” to “To Be Continued” - Nightly Scroll w/ Hayley Caronia (Ep.95)
151K80 -
1:40:54
Anthony Rogers
1 day agoEpisode 375 - Randy Valerio
14.7K4