Premium Only Content
![Jorge Amado na Abertura do Filme Tieta do Agreste no Picado de Conceição do Jacuípe](https://1a-1791.com/video/s8/6/8/K/g/7/8Kg7l.qR4e.1.jpg)
Jorge Amado na Abertura do Filme Tieta do Agreste no Picado de Conceição do Jacuípe
http://www.jacuipenoticias.com.br/Historia/jacuipe.htm
Filme Tieta do Agreste, rodado no Picado de Conceição do Jacuípe.
Tieta do agreste é um filme brasileiro dirigido por Cacá Diegues e lançado em 1996. Tem como base ano romance homônimo de Jorge Amado. A obra já tinha uma adaptação em telenovela pela Rede Globo em 1989.
Tieta retorna à sua terra natal, a pequena Santana do Agreste, após 25 anos de ausência. Sua volta causa certa apreensão na família, uma vez que Tieta saíra escorraçada pelo pai Zé Esteves, movido pelas intrigas de Perpétua, sua irmã mais velha.
A chegada de Tieta, rica e poderosa, põe fim aos boatos de que estaria morta e aguça a ambição não só de seus familiares - Perpétua, Zé Esteves, Elisa, Ramiro... -, mas de toda cidade.
Usando de sua influência, Tieta consegue trazer a luz elétrica à Santana do Agreste ao mesmo tempo em que se envolve num tórrido romance com seu sobrinho, o seminarista Ricardo.
A jovem Leonora, apresentada à família como enteada de Tieta, envolve-se com o secretário da prefeitura, Ascânio Trindade, num romance impossível que acabará resultando em uma nova e inesperada partida de Tieta.
Elenco
* Sônia Braga - Antonieta Esteves (Tieta)
* Marília Pêra - Perpétua
* Chico Anysio - Zé Esteves
* Cláudia Abreu - Leonora
* Leon Góes - Ascânio
* Heitor Martinez - Ricardo
* Patrícia França - Imaculada e Tieta jovem
* Zezé Motta - Carmosina
* Noélia Montanhas - Tonha
* Débora Adorno - Elisa
* Caco Monteiro - Ramiro
* André Valli - Barbosinha
* Jece Valadão - Comandante Dário
* João Phellipe - Peto
* Frank Menezes - Jairo
* Daniel Filho - Mirko Stefano
Curiosidades do filme:
* Sônia Braga teve a idéia de fazer Tieta logo após o término das filmagens de Luar Sobre Parador, em 1988. Entusiasmada, levou o projeto para seu então namorado, Robert Redford, fundador do Sundance Institute, que decidiu bancar a produção. O que Sônia não imaginava é que, na mesma época em que Jorge Amado cedera-lhe os direitos da obra para o cinema, Betty Faria os havia adquirido para a televisão. Com a estréia da novela, o projeto acabou arquivado.
* O filme é inevitavelmente comparado à telenovela, que foi protagonizada pelas atrizes Betty Faria e Joana Fomm e obteve grande sucesso. Na época em que ocorreram as filmagens, ao longo de dez semanas, a telenovela global havia sido reprisada recentemente no programa Vale a Pena Ver de Novo.
* As cenas da fictícia cidade de Santana do Agreste foram gravadas no povoado de Picado, no municipio de Conceição do Jacuípe, no interior da Bahia. A cena de sexo de Tieta jovem foi gravada no sítio de "Manezinho", conhecido morador do povoado.
* Ao contrário da novela, no filme Tieta não volta à cidade para se vingar.
* Mais fiel ao livro do que a novela foi, o filme de Diegues infelizmente não conquistou o público, em parte por não ver como Tieta e Perpétua as atrizes da televisão, e porque muita gente esperava ver mais uma versão da novela do que do livro para cinema.
* A trilha sonora do filme foi toda composta por Caetano Veloso, com destaque para "Luz de Tieta", gravado pelo próprio Caetano em dueto com Gal Costa.
* A consagrada diretora Lina Wertmüller foi quem primeiro adquiriu os direitos para o cinema de Tieta do Agreste, logo após a sua publicação na Itália, em 1982. Amiga íntima de Jorge Amado, Lina convidou Sophia Loren para estrelar o filme.[1] Tendo Claudia Ohana no papel da protagonista jovem, algumas cenas chegaram a ser gravadas na Bahia, mas o projeto terminou misteriosamente abandonado. Curiosamente, Claudia retomaria a personagem (Tieta jovem) alguns anos mais tarde, na telenovela global.
* Jorge Amado aparece em rápida participação na primeira cena do filme, lendo os primeiros parágrafos do livro.
* Antes de Tieta, Sônia Braga já havia encarnado outras duas personagens de Amado: Gabriela, em 1980 no cinema e, em 1975, na telenovela global, e Dona Flor (1976), até hoje a maior bilheteria do cinema nacional, com impressionantes 12 milhões de espectadores.
-
Game On!
15 hours ago $1.62 earnedPresident Trump's plan to Make the Super Bowl Great Again!
8.26K -
1:00:33
inspirePlay
14 hours ago $2.86 earned🏌️♂️ 3 Joes vs 1 Pro Golfer – You Won’t Believe This Ending! 🤯🔥
23.3K -
20:47
MTNTOUGH Fitness Lab
21 hours agoDELAYED: Kyrgyzstan Ibex Hunt | A MTNTOUGH Original
25.2K -
59:50
Trumpet Daily
21 hours ago $6.04 earnedThe End of the Trans-Atlantic Alliance - Trumpet Daily LIVE | Feb. 17, 2025
21.8K20 -
52:05
PMG
12 hours ago $1.54 earnedWhat Does Freedom Cost? Steven Solomon's On-the-Ground Documentary in Ukraine
21.3K -
2:38:54
TimcastIRL
13 hours agoElon Secret Child Scandal ERUPTS, Ashley St. Clair Story Goes Viral w/Bethany Mandel | Timcast IRL
194K125 -
2:04:52
Kim Iversen
15 hours agoElon's Pumping Out Babies Like They're Tesla Model 3's | EU Panics Over Peace Talks, Wants More War
183K194 -
1:05:35
Man in America
17 hours agoFort Knox & Trump’s Secret Gold Move—The Financial Reset NO ONE Is Ready For?
129K135 -
2:21:20
Robert Gouveia
14 hours agoTrump Goes to SCOTUS! Judge CAVES on DOGE? Fani Willis Not Happy!
134K34 -
20:41
Stephen Gardner
14 hours ago🔥You Won't BELIEVE What JUST Happened To Don Trump Jr.!!
145K232