Qual o problema de cuidar de Orixá sozinho no Candomblé? - EP#237

1 year ago
48

- Posso cuidar do meu Orixá em casa?
- O culto de Orixá não se faz sozinho, pois o culto de Orixá, seja no Candomblé, seja no Esin Orisa Ibilé, seja no culto de Ifá, é um culto coletivo e um culto familiar.
- Podemos abranger a visão de família nesse sentido, para além da família biológica.
- O culto de Orixá através do Candomblé, por exemplo, surge trazendo como ponto primordial e importante a coletividade.
- Sendo que no Candomblé essa coletividade tem valor litúrgico, por conta da cultura religiosa yorubá que lhe deu origem, assim como instrumento de sobrevivência e resistência cultural contra o racismo religioso.
- Por muitos sacerdotes de Isese Lagbá falar sobre culto individual, até eu já acreditei que isso fosse comum em terra Yorubá, mas as coisas não são bem assim.
- O Yorubá apenas tem mais conhecimentos e vivências para a realização dos cultos individuais, mas a base de culto também é uma base coletiva.
- O que alimenta essa necessidade de ser um cultuador solitário no Brasil?
- O individualismo dos tempos atuais.
- A busca por milagres e receitas miraculosas que tragam rapidamente resultados. Se isso não é alcançado o sacerdote não presta.
- Podemos fazer cultos sozinhos para o Orixá?
- Sim, pois existem autocuidados que não deixam de ser um culto solo para o nosso Orixá, nosso Orí, nossa ancestralidade, etc.
- Se você cumpre seus preceitos, seus ewós e seus osés, você está fazendo um culto sozinho e individual para o seu Orixá.
- Quem tem seu Igbá em casa e cuida desse igbá em seus osés, está fazendo um culto individual.
- Mas devemos lembrar que todo culto segue uma cultura religiosa, a uma raiz, uma tradição. Esse culto que seguimos veio de alguém e nos foi passado por alguém. Ou seja, fazemos parte de uma família.
- Mas não podemos acreditar que o culto de Orixá se resume apenas a isso.
- Qual o problema de não ter zelador?
- Você não tem a quem recorrer para lhe auxiliar.
- Não tem quem jogue e lhe passe ebós.
- Não tem como trocar de axé sozinho. Quem reze ou prepare liturgicamente cada elemento a ser oferecido para seu Orixá e seu Orí.
- Se reparar todos que recomendam vocês de sair de casa de Candomblé tem sacerdotes para cuidar deles.
- Mesmo que sejam sacerdotes que procure de tempos em tempos para se cuidar.
- Você também pode fazer isso. Você pode não frequentar uma casa, mas pode ter um sacerdote que lhe apoie quando você precisar.
- Mas é importante que você saiba que terá um custo também. Pois aquela casa é mantida e tem cultos e gastos durante o tempo que você não vai e não participa das coisas.
- Além do mais fazer parte de uma roça de Candomblé não é questão de dependência de um zelador, mas sim de coletividade.
- É você está para os membros daquela comunidade para que eles estejam para você nos momentos de culto para seu Orí e para o seu Orixá.
- Pois um Babalorixá ou uma Iyalorixá não consegue também fazer culto sozinho para o Orixá, ele sempre dependerá da coletividade e demais cargos religiosos.
- Podemos observar que em qualquer obrigação teremos diversas pessoas ali fazendo a coisa acontecer e auxiliar os sacerdotes no processo litúrgico.

#Candomblé #TomOloore #HistoriandoAxé

=====================================
*NOSSOS CONTATOS*
🌳 https://linktr.ee/tom_oloore
📱 (21) 96563-8171
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCi4edT1y2XqHuagY0_YFXAQ/join
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Loading comments...