Premium Only Content

O QUE PREJUDICA O AGRO BRASILEIRO? | Lygia Pimentel
Assine a Brasil Paralelo: https://sitebp.la/bp-yt
__________
Você já ouviu dizer que o agronegócio é responsável por crises ambientais brasileiras?
Queimadas em larga escala, desmatamento, uso irresponsável da terra… São acusações comuns de serem noticiadas. Também é comum ouvir falar sobre a necessidade da internacionalização da floresta amazônica, a fim de proteger os recursos naturais. Essa medida é frequentemente defendida pela Alemanha e França, por exemplo.
Alguns números são relevantes para avaliar essas acusações:
- O Brasil alimenta 900 milhões de pessoas por ano, utilizando apenas 7% de seu território para a lavoura – Aumentando a produção, o Brasil pode fornecer alimento e água para as mais de 7 bilhões de pessoas do mundo. (Dados da Embrapa);
- Apenas a Amazônia possui a maior bacia hidrográfica do mundo, fornecendo água suficiente para toda a população mundial. Sozinha, apenas sua reserva subterrânea de água pode sustentar o planeta por 250 anos. (Segundo geólogos Universidade do Pará);
- De acordo com o IBGE, em 2017, o paÃs possui 79 milhões de hectares em áreas plantadas. Devido a extensão de terras plantáveis, não localizadas em florestas nativas, o paÃs ainda tem muitos locais para expandir a produção agrÃcola sem desmatamento. Tudo isso com a maior parte do território brasileiro ainda intacta.
A pergunta que fica é: por que, mesmo com esses dados, há tanto ativismo ambiental em prol da internacionalização da Amazônia?
Esse é apenas um dos assuntos tratados no documentário Cortina de Fumaça, da Brasil Paralelo, que trata de assuntos fundamentais como o infanticÃdio indigena e as queimadas.
Tornando-se Membro da Brasil Paralelo, você garante acesso ao Cortina de Fumaça, e mais:
Além de poder assistir ao documentário, terá acesso ao nosso catálogo de filmes, originais, programas e exclusivos como o Investigação Paralela, no qual contamos um outro lado de histórias como O Caso Maria da Penha e o assassinato de John F. Kennedy.
_____________
Siga a #BrasilParalelo:
Site: https://bit.ly/portal-bp
Instagram: https://www.instagram.com/brasilparalelo
Facebook: https://www.facebook.com/brasilparalelo
Twitter: https://twitter.com/brasilparalelo
Produtos oficiais: https://loja.brasilparalelo.com.br/
___________
Sobre a Brasil Paralelo:
Somos uma empresa de entretenimento e educação fundada em 2016. Produzimos documentários, filmes, séries, trilogias, cursos, podcasts e muito mais. Nosso foco é o conteúdo informativo e educativo relacionado ao contexto social, polÃtico e econômico brasileiro.
-
4:31
Brasil Paralelo
1 year ago $0.07 earnedO que está por trás da maioria dos divórcios?
3.52K -
33:22
VINCE
2 hours agoThe Problem With The Republican Party (w/ Shawn Farash) | Episode 100 - 08/11/25
129K72 -
LIVE
The White House
2 hours agoPresident Trump Holds a Press Conference, Aug. 11, 2025
5,093 watching -
LIVE
LFA TV
16 hours agoLFA TV ALL DAY STREAM - MONDAY 8/11/25
4,474 watching -
LIVE
Law&Crime
1 hour ago $0.31 earnedLIVE: Wife Dismembered Murder Trial – GA v. Nicholas Kassotis – Day 5 – Part 2
302 watching -
1:57:03
Dear America
3 hours agoIs Trump Going To Federalize DC TODAY?! + Biden Pardons VOIDED?!?!
96.8K58 -
LIVE
Barry Cunningham
14 hours agoPRESIDENT TRUMP HOLDS PRESS CONFERENCE ABOUT CRIME AND BEAUTIFICATION OF WASHINGTON D.C.
2,149 watching -
LIVE
Caleb Hammer
19 hours ago$350,000+ Of LGBT Debt | Financial Audit
92 watching -
17:46
Chris Harden
5 days ago $0.18 earnedI Found The Mountain Where Retired Millionares Hide
14.7K2 -
LIVE
Badlands Media
6 hours agoBadlands Daily: August 11, 2025
3,314 watching