"Da Febem ao Degase :Revolução no Atendimento a Adolescentes Infratores

1 year ago
12

ENTREVISTA COMPLETA NO LINK ABAIXO:

• Da FEBEM ao Degase: O QUE MUDOU NA RE...

A conversa entre o entrevistador Daniel Dias e o entrevistado Bruno Santos, um agente do Degase, aborda as transformações significativas que ocorreram na transição da antiga Febem para o atual Degase . A transformação trouxe uma série de alterações substanciais, deixando para trás a abordagem assistencialista da instituição anterior.

Antes, a Febem atuava como um órgão amplo, abrangendo tanto o cuidado de menores infratores quanto de menores abandonados. No entanto, com a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente, o estado do Rio de Janeiro passou a assumir a responsabilidade pelo atendimento, criando o Degase em 1994.

Essa mudança foi marcada pelo foco exclusivo em menores infratores, deixando de lado o papel assistencialista que a Febem costumava desempenhar. O Degase, conforme compartilhado por Bruno Santos, se transformou num órgão voltado para a execução de medidas de internação e semiliberdade, concentrando-se na segurança pública e na reabilitação de adolescentes em situação infracional.

A antiga estrutura da Febem, como relatado por Bruno Santos, apesar de ampla, sofria com alocação inadequada de recursos, resultando em superlotação, instalações desumanas e equipamentos inadequados para atender às necessidades dos infratores e dos menores em situação de vulnerabilidade. No entanto, com a criação do Degase, houve um esforço para melhorar a infraestrutura e as condições de trabalho, além da profissionalização dos servidores por meio de concursos públicos e criação de carreiras educativas.

Bruno Santos compartilha que ao longo do tempo, houve uma mudança de paradigma e um foco na profissionalização e melhoria contínua do atendimento aos adolescentes infratores. O entrevistado também destaca a evolução positiva em relação à estrutura, condições de trabalho e salários para os servidores, embora aponte que os salários tenham piorado em comparação com o passado, quando eram mais elevados.

Em resumo, a conversa entre Daniel Dias e Bruno Santos explora as transformações significativas que ocorreram na transição da antiga Febem para o Degase Bruno, demonstrando um movimento em direção a uma abordagem mais profissional e focada na reabilitação e segurança dos adolescentes em situação infracional.

(Redes Sociais Daniel Dias)

YouTube:
@canal daniel dias ( podcast do D.D)
@Canal Daniel Dias Histórias sem Fim
@ Canal Daniel Dias Papo Reto

kwaii: @canaldanieldias
Tiktok: @canaldanieldias
Twiter: @Canaldanieldias
facebook: @Canaldanieldias
instagram: @Canaldanieldias
gettr.com/@Canaldanieldias
Bitchute : @Canal DANIEL DIAS ( podcast do D.D)
Rumble : @Canal DANIEL DIAS ( podcast do D.D)
Costv: @Canal DANIEL DIAS ( podcast do D.D)
Spotify : @Canal DANIEL DIAS ( podcast do D.D)
Odysse: @Canal DANIEL DIAS ( podcast do D.D)
Fanpage: @Canal DANIEL DIAS ( podcast do D.D)

Loading comments...