Premium Only Content

História da cidade de São José de Ribamar
História da cidade de São José de Ribamar.
O atual município foi primitivamente aldeia dos índios gamelas, localizada nas terras dos religiosos da Companhia de Jesus. Terras estas concedidas por datas e sesmarias pelo então governador do Maranhão, Francisco Coelho de Carvalho, em 16 de dezembro de 1627.
Pelo Alvará de 7 de junho de 1755 foi restituída aos índios a liberdade de pessoa e adjudicadas terras para a subsistência dos silvícolas e para a fixação de 200 casais no local.
O início da vida política se deu em 1757, com a elevação da aldeia à categoria de lugar.
Em 1896, a localidade já possuía 19 casas cobertas de telhas e algumas de palha em torno da igreja.
Passou a município com a denominação de Ribamar em 1913. Foi, por várias vezes, extinto e restaurado até que, em 1952, foi restabelecido definitivamente. Em 1969, sua denominação passou para São José de Ribamar, em homenagem ao padroeiro do município.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de vila com a denominação de São José de Ribamar, pela Lei Estadual n.º 636, de 11-03-1913, sendo desmembrado de São Luís.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o município é constituído do distrito sede.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1387, São José de Ribamar figura como distrito do município de São Luís, não figurando em divisão administrativa referente ao ano de 1933.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 159, de 06-12-1938, o distrito de São José de Ribamar adquiriu o território do extinto distrito de Paço do Lumiar do município de São Luís.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943, o distrito de São José de Ribamar figura no município de São Luís.
Elevado à categoria de município com a denominação de Ribamar pelo Decreto-lei Estadual n.º 820, de 30-12-1943, sendo desmembrado de São Luís. Com sede no atual distrito de Ribamar e constituído do distrito sede.
Por ato das disposições constitucionais transitórias do Estado do Maranhão, promulgado em 28-07-1948, é extinto o município de Ribamar, sendo seu território anexado ao município de São Luís, como simples distrito.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Ribamar figura no município de São Luís.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Ribamar,pela Lei Estadual n.º 758, de 24-09-1952, sendo desmembrado de São Luís. Tendo como sede o distrito de Ribamar e constituído de 3 distritos: Ribamar, Mata e Vila Paço.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Ribamar, Mata e Vila Paço.
Pela Lei Estadual n.º 1890, de 07-12-1959, é desmembrado do município de Ribamar o distrito de Vila Paço, elevado à categoria de município com a denominação de Paço do Lumiar.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Ribamar e Mata.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-963.
Pela Lei Estadual n.º 2.980, de 16-09-1969, o município de Ribamar voltou a denominar-se São José de Ribamar.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município já denominado São José de Ribamar é constituído de 2 distritos: São José de Ribamar e Mata.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.
-
LIVE
RalliedLIVE
8 hours ago $1.34 earned10 WINS WITH THE SHOTTY BOYS
357 watching -
8:14
MattMorseTV
8 hours ago $0.48 earnedBrazil just FOUND OUT.
9184 -
LIVE
SpartakusLIVE
5 hours agoWZ Solos || GCX St. Jude Charity Marathon @ 8PM EST
78 watching -
LIVE
elwolfpr
3 hours agoThe Reaper Returns: I’m Back, Baby!
34 watching -
LIVE
TinyPandaface
2 hours agoYour FACE is a Gaming Channel! | Birth
69 watching -
1:49:18
FreshandFit
4 hours agoLauren Southern Accuses Tate Of Abuse!
18.5K59 -
LIVE
Toolman Tim
52 minutes agoDOOM: Dark Ages - First Runthrough | Gaming Thinktank
76 watching -
2:52:05
TimcastIRL
3 hours agoBREAKING: Trump DOJ FIRES Epstein Prosecutor, James Comey's Daughter Amid Controversy | Timcast IRL
193K73 -
3:23:07
Barry Cunningham
4 hours agoPRESIDENT TRUMP IS BUILDING A NEW MAGA! ARE YOU READY FOR THE NEXT ACT?
41.6K61 -
LIVE
Laura Loomer
2 hours agoEP133: GOP Congresswoman Caught Leaking To Qatar
1,314 watching