História Da Cidade de Inhumas

1 year ago
2

História Da Cidade de Inhumas.
Situado às margens da Estrada Real, estrada que levava à cidade de Goiás, então capital da província, Inhumas surgia com o nome Goiabeira. Por ser ponto de descanso para tropeiros, o vilarejo surgiu a partir da referência de um extenso goiabal, o que mais tarde se tornou uma fazenda de gado. Devolutas, as terras no interior goiano, eram apropriadas sem nenhum rigor da lei. Assim, foram sendo utilizadas em Inhumas duas forças de trabalho: a do agregado e a do posseiro. No entanto, poucos posseiros requeriam em Goiás as concessões de terras ou sesmarias. Em Goiabeira (Inhumas), esse aspecto seria consequência das condições impostas aos requerentes, os quais, ao receberem a concessão, deveriam cultivar a área recebida em dois anos.
Poucos tinham condições para cumprir essas exigências, preferindo ficar sem a escritura de suas posses, o que posteriormente geraria conflitos, principalmente quanto à demarcação das propriedades. Pela falta de registros da Fazenda Cedro, talvez ocorrido por conflitos pela posse da terra ou pela inviabilidade de seu dono de torná-la produtiva em dois anos sob pena de perdê-la, os documentos oficiais de registros apontam a fazenda Goiabeira de Félix Rodrigues, como a origem de Inhumas.
Com o trabalho de todos e em especial de imigrantes sírios-libaneses, espanhóis, italianos, japoneses e portugueses, Inhumas destacou-se em 1930 como “Princesinha do cerrado”. Região de terra roxa, reserva de mata cultivável, ótima para a cultura do café, muito valorizada nesse período, despertou grande corrente imigratória, principalmente com a chegada da ferrovia até Anápolis e a proximidade à capital Goiânia.
Ao chegar-se às redondezas da cidade, ouve-se logo o canto gutural dessa ave de beira-brejos, como se fora para saudar o viajante que imediatamente procura buscá-la nas grimpas das árvores.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Goiabeiras, pela Lei Municipal n.º 80, de 09-01-1913, subordinado ao município de Curralinho.
No quadro de Apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o distrito de Inhumas figura no município de Curralinho.
Pela Lei Estadual n.º 762, de 05-08-1924, o município de Curralinho passou a denominar-se Itaberaí.
Elevado à categoria de município com a denominação de Inhumas, pelo Decreto Estadual n.º 602, de 19-01-1931, sendo desmembrado de Itaberaí. Sede no antigo distrito de Inhumas. Constituído do distrito-sede instalado em 19-03-1931.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito-sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 8.305, de 31-12-1943, é criado o distrito de Caturaí e anexado ao município de Inhumas.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 2 distritos: Inhumas e Caturaí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1955.
A Lei Estadual n.º 2.132, de 14-11-1958, desmembra do município de Inhumas o distrito de Caturaí, elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito-sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2020.

Loading comments...