Explorando a Cratera Jezero: Os Segredos do Antigo Lago (Habitável) Marciano

10 months ago
2

Link Pangeo Soluções Ambientais:
https://www.pangeo.com.br/segundaopiniao

Texto:
Jezero é uma cratera de cerca de 45 km de diâmetro que esteve preenchida com água em parte do período Noachiano, ou seja, há mais de 3,7 bilhões de anos, em uma época em que Marte tinha clima mais quente e húmido e havia condições para a existência de água líquida na superfície.
A cratera Jezero se originou do impacto de um meteoro na superfície marciana, próximo à borda da Isidis Planitia [Isídis Planitcia], uma enorme região plana a baixa de Marte.
No final do Noachiano, grandes quantidades de água proveniente de chuvas escoavam na superfície e assim, a cratera começou a ser preenchida pela água trazida de regiões mais altas localizadas a Oeste da cratera.
Dois canais principais: o Vale Neretva a Leste e o Vale Sava ao Norte, que formavam a Bacia Hidrográfica Jezero, eram os principais responsáveis por trazer água para a cratera
A cratera também tinha um canal de saída a leste, o Canal Plivia, por onde o Lago Jezero escoava o excedente de água rumo a Isidis Planitia.
As águas que passavam pelos canais também traziam até o Lago Jezero areia e argila em suspensão que se depositavam no fundo do lago formando deltas.
Quando o lago secou, devido as mudanças no clima de Marte, que passou de húmido e quente para frio e seco, estas feições ficaram incrivelmente preservadas e não só o delta, mas também estruturas que indicam que esta deposição em ambiente deltáico.

Loading comments...