Quem foi Luiz Gama? O Herói da abolição

1 year ago
96

Poeta, jornalista, orador e advogado autodidata, Luiz Gonzaga Pinto da Gama, foi o personagem de extrema importância como percurso do abolicionismo no Brasil.
Nascido em 1830 em Salvador, Bahia, filho de uma mulher negra recém-liberta e de um homem branco de origem portuguesa, Gama foi vendido aos 10 anos de idade pelo seu pai, sendo levado para São Paulo.
Aos 17 anos Gama, aprendeu a lê e escrever com um estudante de direito. Alfabetizado, conseguiu reunir as provas de que havia nascido livre, libertando a si mesmo do jugo da escravidão.
Por ser negro, foi impedido de cursar direito na Universidade do Largo São Francisco, mas provavelmente, frequentou a biblioteca da instituição. Determinado e com profunda compaixão, passou a atuar como Rábula (advogado autodidata), libertando mais de 500 negros da escravidão, alegando que todo negro chegado ao Brasil após 1831 deveria ser livre de acordo com a lei.
Gama, não viu o sonho da abolição se concretizar. No dia 24 de agosto de 1882, seis anos antes da Lei Áurea, o advogado dos escravos faleceu vítima de diabetes.
Em 2015, 133 anos após a sua morte, foi reconhecido pela OAB como advogado e, em 2018, foi declarado por lei como patrono da abolição da escravidão no Brasil, além de ter o nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

#HistoriadoBrasil #abolição #abolicionismo #LuizGama

Loading comments...