Síndrome de Guillain Barré: Culpa das v@cinas?

1 year ago
20

Em 8 de julho de 2023 o governo do Peru declarou emergência sanitária por 90 dias devido ao aumento inusitado de casos de síndrome de Guillain-Barré.

A SGB é uma policuradiculopatia desmielinizante inflamatória aguda que afeta o sistema nervoso periférico. Ela se caracteriza por início agudo, progressão rápida e fraqueza muscular simétrica e ascendente que chega ao pico entre duas e quatro semanas.

A SGB é a causa mais comum de paralisia flácida no mundo e requer um diagnóstico diferencial de outros agravos que também tem paralisia como uma manifestação clínica, incluindo a poliomielite e o botulismo.

Agentes infecciosos e não infecciosos podem desencadear a SGB mas cerca de 75% dos casos são devido a um processo infeccioso.

A bactéria compylobacter jejuni é a causa mais comum, porém outras bactérias como micoplasma pneumoniae e o hemophylos influenza também são associados com o desenvolvimento dessa síndrome outros agentes infecciosos incluem o vírus Zika, Dengue e Chikungunya, o citomegalovírus epstein barr, Sarampo, influenza, hepatites virais A,B e C, HIV entre outros.

A principal via de transmissão do Campylobacter jejuni é alimentar por meio de carne ou produtos de carne mal cozidos, leite cru ou contaminados bem como água contaminada.

O risco de desenvolvimento da síndrome pós vacinação é raríssimo. Poucos casos foram descritos após vacinação contra influenza e menos ainda pós vacinação contra a Covid-19.

###########################

Consultas presenciais em Botafogo - Rio de Janeiro ou por telemedicina, marque sua consulta neste link: https://www.beranger.com.br

Siga no Instagram: @drarenataberanger

Comente, faça perguntas sobre infectologia, compartilhe!

DRA. RENATA BERANGER
MÉDICA INFECTOLOGISTA
CRM 52.71730-4
RQE 36746

Loading comments...