Premium Only Content
Historia da Cidade de Ponta Porã Mato Grosso do Sul
Historia da Cidade de Ponta Porã Mato Grosso do Sul.
Ponta Porã é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul, Região Centro-Oeste do país. Faz divisa com a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Constitui uma área conurbada internacional com a cidade Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay, no Paraguai. O símbolo da cidade é uma cuia de chimarrão e outra de tereré, que representa duas culturas que se tornam apenas uma.
Ponta Porã está distante 1 346 km de Brasília, a capital do Brasil, e 324 km de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul,[2] e ligada por meio de rodovias federais que dão acesso aos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso. A população do município é de mais de 110 mil habitantes, que ao lado de Pedro Juan Caballero somam uma população conurbada de mais de 200 mil habitantes. A cidade que foi capital do extinto Território Federal do mesmo nome (1943-1946)[9] está situada ao sudoeste do Estado e possui clima temperado com temperatura de 20°. A cidade possui uma boa rede hoteleira, tanto do lado brasileiro como do paraguaio. A economia do município está voltada para a agricultura e pecuária. A lavoura é uma das pujantes do território nacional produzindo, principalmente, soja, trigo e milho.
Etimologia.
Antes de chamar-se Ponta Porã, o município e toda a região de Pedro Juan Caballero era chamada de Punta Porá. A Serra e alguns capões de mata que existiam caracterizavam a geografia da região, que passou a ser denominado de Ponta Porã, que em guarani quer dizer Ponta Bonita.
A origem do nome Ponta Porá, provavelmente também estaria ligada às três culturas: guarani, espanhola e portuguesa. Na região de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, adotou-se a terminologia da língua "Portunhol", pois os moradores dessa região se comunicam em Português e Espanhol; há ainda o termo "Guaraportunhol", para aqueles que se comunicam em Guarany, Português e Espanhol.
História.
A origem de Ponta Porã começa com a formação de um povoado denominado inicialmente Punta Porá, que surgiu dentre os campos de erva-mate. Antes da Guerra do Paraguai, Punta Porá era apenas uma região deserta no interior do Paraguai habitada somente por algumas tribos de índios, como os Nhandevas e os Caiuás, descendentes do povo Guarani, que viviam em harmonia com a natureza, caçavam, coletavam frutos e pescavam, além do cultivo de pequenas roças. A região era também local de parada de carreteiros que faziam o transporte de erva-mate. Em 1777 uma expedição militar chegou a esta região, tendo como objetivo, explorar o solo. Em 1862 chegou o grupo do tenente militar Antônio João Ribeiro que se fixou na cabeceira do rio Dourados (onde hoje é o município de Antônio João) e fundaram ali a Colônia Militar dos Dourados. Em 1864, época da Guerra da Tríplice Aliança, a Colônia Militar dos Dourados foi destruída pelos paraguaios, onde veio a falecer o tenente Antônio João Ribeiro.
Em 1872, após o fim da Guerra do Paraguai, houve a fixação da região fronteiriça do Brasil com o Paraguai, na qual também constavam os respectivos limites com o Brasil, e que segundo Hélio Vianna, respeitava os convênios da época colonial e reivindicava ao Brasil somente as terras já ocupadas ou exploradas por portugueses e brasileiros. A partir daí a região de Ponta Porã passa a ser possessão territorial brasileira. Em 1880 chega na região o senhor Nazareth, um militar que vem com a missão de comandante e ergue seu acampamento junto à lagoa do Paraguai, onde hoje é a cidade de Pedro Juan Caballero. Em 1882 Tomás Laranjeiras já explora e industrializa a erva-mate em Ponta Porã e a exporta para a Argentina. Em 1892 chegou ali a Guarnição da Colônia Militar de Dourados para proteger a região. Nesse mesmo ano Ponta Porã começa a tomar seus primeiros impulsos de progresso econômico, com a chegada até ali de muitos migrantes gaúchos, que vieram com a finalidade de cultivar a terra e criar gados. Em 1897 surge o primeiro destacamento policial em Ponta Porã e nomeado seu comandante o senhor Nazareth.
-
59:40
Trumpet Daily
19 hours ago $3.67 earnedAmerica’s Royal Family - Trumpet Daily | Jan. 21, 2025
8.13K12 -
1:03:14
Bek Lover Podcast
12 hours agoInteresting Times with Bek Lover Podcast
11.7K2 -
3:10:10
Price of Reason
14 hours agoTrump is BACK in Action! Elon Musk's Inauguration Gesture Draws MSM Fire! Disney Prepares For LOSSES
34.1K4 -
2:08:22
Kim Iversen
13 hours agoIs This Even Legal? Trump’s Push to End Birthright Citizenship and The Insane Plan to Move Palestinians to Indonesia
133K283 -
1:27:06
Glenn Greenwald
13 hours agoMr. Tracey Goes To Washington: Inauguration Observations, Interviews & Commentary | SYSTEM UPDATE #393
165K59 -
52:01
Tucker Carlson
17 hours agoNew York Mayor Eric Adams Sounds a Lot Like a Trump Voter
238K226 -
2:47:25
Right Side Broadcasting Network
16 hours agoLIVE REPLAY: President Donald J. Trump Holds First Press Briefing Since Inauguration - 1/21/25
258K215 -
1:08:45
Man in America
15 hours agoTrump UNLEASHED! Dismantling the Deep State and Restoring America
61.1K75 -
27:22
I_Came_With_Fire_Podcast
17 hours ago🔥SPECIAL RELEASE🔥 Inflation Reduction Act: American Seniors Get SLAMMED!!
78.4K11 -
6:25:28
vivafrei
16 hours agoD.C. Gulag Jan. 6 Prisoners Release Watch!
246K171