RESENHA DO LIVRO "COMO A IGREJA CATÓLICA CONSTRUIU A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL" (TOMAS WOODS JUNIOR)

10 months ago
24

Quem nunca ouviu de um professor de história que a Igreja católica era inimiga da ciência? Quem nunca assistiu a um filme mostrando uma idade média cheia de costumes Brutais, superstições, técnicas de medicina grotescas, absolutismo e pavor pelo conhecimento cientifico e tecnológico? Quem não leu uma revista ou livro que afirmava ser a Igreja católica a responsável pelo atraso da humanidade? Por fim, quem não aprendeu que a Igreja queimou "bilhões" de supostas bruxas que muitas vezes eram apenas idosas que faziam chás para dor de estômago? Acredito que o "Sim" será unânime.

Desde a reforma protestante, passando pelo liberalismo da revolução francesa e desembocando no comunismo, a Igreja sofreu todo um processo de difamação que visava sua desmoralização perante a sociedade, deixando o caminho livre para que movimentos laicizantes, liberais, progressistas, comunistas e ateus pudessem impor sua agenda política e cultural sem resistência.

Hoje é difícil convencer alguém que a Igreja na realidade foi a guardiã, além da verdade do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, do conhecimento e da moral, após a queda do império romano, que sucumbiu aos golpes dos bárbaros que o invadiram. Isso se deve ao fato de que houve por séculos todo um trabalho cultural de difamação para pintar uma Igreja perversa, sedenta de poder e corrupta que, enquanto guardava todo o conhecimento para sí, perseguia quem tentava desenvolvê-lo.

Este livro vem desmistificar esta errônea visão e mostrar que ao contrário do que aprendemos, a Igreja foi a grande responsável pela construção da mais moderna e próspera civilização já construída pelo homem. O Ocidente, como disse o Papa Bento XVI, foi construído sobre os pilares da fé católica, da filosofia grega e do direito romano. O Livro também mostra como a Igreja desenvolveu o conhecimento num mundo repleto de brutalidades e práticas pagãs horrendas e como fundou as primeiras universidades, a imprensa, promoveu o debate sobre questões como o direito e a filosofia; como os mosteiros foram verdadeiros laboratórios de novas técnicas de química, agricultura, mecânica etc.

Um excelente livro para quem busca fontes confiáveis sobre a história da Igreja e não quer ficar preso ao discurso único de professores que usam sua cátedra para promover sua visão política anticatólica.

Fiquem na paz de Jesus e no amor de Maria!

Loading comments...