DANÇA LITÚRGICA SIM OU NÃO?

1 year ago
1

Ao longo de sua história, a santa missa sempre foi entendida como a celebração da morte redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz do calvário. Nunca como uma mera encenação de um acontecimento passado ou mera reunião de oração. Tendo a consagração da eucaristia como seu ponto máximo e seu centro, a missa sofreu algumas modificações, mas sempre manteve sua essência primordial deixada pelos apóstolos. Muitas manifestações culturais específicas de alguns povos também foram inculturadas pela igreja, enquanto outras, foram completamente descartadas. É nesse contexto que queremos situar a dança nas celebrações da igreja. Existe algo na Tradição que legitime esta prática em missas ou não passa de mais um dos inúmeros abusos litúrgicos surgidos após a mentalidade modernista pós- conciliar? Há espaço para esta prática fora do ambiente litúrgico? O que pode ser razoável ou condenável nela? Faz algum sentido o termo dança "litúrgica"?

Neste vídeo queremos debater de forma séria este tema, utilizando a razão, a Tradição da igreja e documentos oficiais muitas vezes desconhecidos, tanto por quem defende, quanto por quem condena as chamadas "danças litúrgicas".

A Arte pode e deve ser utilizada pelos católicos para evangelização, mas o discernimento e a obediência ao magistério são condições inegociáveis para quem deseja fazê-lo.

Que Jesus pela intercessão de Nossa Senhora abençoe a cada um de nós!

Loading comments...