Premium Only Content
Historia da Cidade de São Francisco do Sul Santa Catarina
Historia da Cidade de São Francisco do Sul Santa Catarina.
História.
São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina.
Foi habitada por povos originários como os kaigangs e os guaranis um milênio antes da invasão europeia, ocorrida a partir do século XVI d.C.
Colonizada por portugueses (sobretudo açorianos) e espanhóis, sua conquista europeia, segundo alguns historiadores, data de 4 de janeiro de 1504 através da expedição de Binot Paulmier de Gonneville. Sua primeira ocupação europeia, foi feita temporariamente por espanhóis por volta de 1553.
Nesse tempo, também era ocupada por povos afro, que foram trazidos na condição de escravizados pelos invasores europeus.
A história ainda carece de mais detalhes sobre os povos que foram minguados pela ação truculenta dos europeus.
São recentes os estudos que estão documentando os povos pré-cabralinos e pré-germânicos que habitavam a região da baía da Babitonga.
Em 1640, Gabriel de Lara, "Alcaide mór, Capitão mór, Povoador da Vila de Nossa Senhora do Rosário da Capitania de Paranaguá", com portugueses e vicentistas, procedentes de Paranaguá, fundou a 3 de dezembro de 1641 a Vila de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco.
Em 1658, Manuel Lourenço de Andrade, acompanhado por casais portugueses e paulistas chegou a São Francisco,[6] com plenos poderes, concedidos pelo Marquês de Cascais, para povoar a terra, repartindo-a entre a sua comitiva e os que fossem chegando. Já em 1660 foi elevada à categoria de vila e tornou-se paróquia, recebendo seu primeiro vigário, o Padre Manuel dos Santos.
A glória da fundação do primeiro estabelecimento catarinense atribuem os historiadores, tanto a Andrade como a Lara, segundo o livro Colonização do Estado de Santa Catarina - Dados históricos e estatísticos (1640-1916) - Secretaria Geral dos Negócios do Estado - 1917. seria necessário e justo com Angelo Francisco, que foi, na verdade, o primeiro povoador da ilha de São Francisco. Em 1847 é elevada a categoria de cidade.
A chegada dos primeiros europeus
A história documentada da viagem (Campagne du navire l´Espoir de Honfleur 1503-1505. Relation authentique du voyage du capitaine de Gonneville ès Nouvelles Terres des Indes) relata que em 24 de Junho de 1503, partiu do porto de Honfleur, França, a expedição de Binot Paulmier de Gonneville, a bordo do veleiro L'Espoir. Cerca de seis meses após sua partida da França, e, 4 de janeiro de 1504,[5] a expedição descobriu uma grande terra, que devido a vento terral contrário, só puderam aportar na tarde do dia seguinte. Segundo o pesquisador Oswaldo Rodrigues Cabral, em sua obra "História de Santa Catarina", a terra era descrita como fertilíssimo, abundante em animais, aves, peixes e árvores, e povoada por índios carijós, que "procuravam apenas passar a vida alegre, sem grande trabalho, vivendo da caça e da pesca, e do produto espontâneo da terra, e de alguns legumes e raízes que plantavam" e conforme as coordenadas geográficas do mesmo relato da viagem,[necessário esclarecer] tratava-se do local onde hoje é São Francisco do Sul.
Carlos da Costa Pereira, em seu livro História de São Francisco do Sul, nos diz que essa nação indígena era amistosa, e tinha por essa época como chefe o cacique Arosca. O capitão Binot Paulmier de Gonneville, antes de regressar à França, ergueu uma enorme cruz de madeira, com mais ou menos 35 pés, em uma colina com vista para o mar, em uma bela cerimônia no dia da Páscoa de 1504. A cruz foi carregada pelo capitão e pelos seus principais auxiliares no comando do navio, com a ajuda do chefe Arosca e outros índios importantes da tribo. Após a cerimônia foram distribuídos vários presentes aos índios, que foram avisados por meio de sinais de que deveriam preservar aquela cruz, onde se encontravam gravados os nomes do papa Alexandre VI, do rei Luís XII, do Almirante da França Louis Mallet de Graville, do Capitão Binot Paulmier de Gonneville e de todos os outros tripulantes do navio. Do outro lado da cruz foram gravadas as seguintes palavras: Hic Sacra Palmarivs Posvit Gonivilla Binotvs; Grex Socivs Pariter, Nevstraque Progenies - que significa: Aqui Binot Paulmier de Gonneville plantou esse objeto sagrado, associando em paridade a tribo com a linhagem normanda.
-
LIVE
Sgtfinesse
1 hour agoSeason of Conquerors in 2 weeks
345 watching -
LIVE
LFA TV
16 hours agoTRUMP LIVE PRESS CONFERENCE!! | LIVE FROM AMERICA 1.7.25 11am
5,098 watching -
5:13
EvenOut
12 hours ago $0.22 earnedTAKING STRANGERS SPOTS IN LINE, THEN GIVING IT BACK😮🤯
2.06K1 -
1:34:15
Graham Allen
4 hours agoKamala CERTIFIES Trump Victory! Judge UPHOLDS Trump Sentencing?! + Dana White Joins META?!
61.9K37 -
2:37:10
Matt Kohrs
7 hours agoBREAKING!!! Rumble Is Set To EXPLODE! || The MK Show
73.7K5 -
35:06
BonginoReport
5 hours agoGood Riddance to Canada's Commie Overlord (Ep.113) - 01/07/2025
94.8K132 -
LIVE
Vigilant News Network
18 hours agoCOVID-19 ‘Vaccines’ Linked to Devastating Brain Damage | The Daily Dose
804 watching -
1:15:23
2 MIKES LIVE
3 hours agoTHE MIKE SCHWARTZ SHOW with DR. MICHAEL J SCHWARTZ 06-07-2025
8.24K1 -
LIVE
tacetmort3m
13 hours ago🔴 LIVE - PUNISHER RANKED & HULK SMASHING - MARVEL RIVALS
249 watching -
9:07
MichaelBisping
18 hours agoBISPING reacts: "Colby Covington WANTS Sean Strickland at MIDDLEWEIGHT?!"
71.4K9