Historia da Cidade de Videira Santa Catarina

11 months ago

Historia da Cidade de Videira Santa Catarina.

História.
A colonização de Videira iniciou-se em 1918, na então Vila do Rio das Pedras. Em 1921, os italianos e alemães dividiram Videira em Perdizes e Vitória.

A instalação oficial do município aconteceu em 1944 e o nome Videira deve-se ao fato de a região ser um grande centro vitivinicultor do estado. Nessa época o município recebia diversos imigrantes de origem alemã e italiana vindos do Rio Grande do Sul.

Conta-se que já em 1913, antes mesmo da fixação dos primeiros colonizadores, foi colhido um cacho de uvas pesando 1,3 kg. O avanço dos parreirais deu origem à primeira Festa da Uva, em 1942.

Videira também é o berço da Perdigão, uma das principais empresas responsáveis pelo desenvolvimento da cidade e que formou na década de 80 e 90 grandes equipes no Salonismo Nacional. Com a conclusão do processo de fusão entre Perdigão e Sadia em dezembro de 2012, a BRF agora avança para ser reconhecida como marca líder de seu segmento internacionalmente, Videira é uma das principais cidades do Oeste de SC e um dos mais desenvolvidos do País.

No dia 11 de dezembro de 2002, a cidade recebeu oficialmente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina a denominação de “Capital Catarinense da Uva e Berço da Perdigão”. Na cidade é oferecido também um curso de pós-graduação em enologia.

Videira revelou ao estado e ao Brasil grandes personalidades e políticos, como a senadora da República Vanessa Grazziotin, que nasceu no município em 1961 e hoje exerce suas funções no Senado Federal representando o estado do Amazonas. Outro político que foi senador e governador do estado foi Vilson Pedro Kleinübing, que escolheu a cidade como sua morada, sendo velado e sepultado em 1998 com a bandeira do município.

Loading comments...