METAL HEROES: ORIGEM E CURIOSIDADES (DEBATE DA MELHOR ARMADURA E O MELHOR PERSONAGEM)

10 months ago
126

Metal Hero oi uma franquia de séries de televisão do gênero tokusatsu da produtora japonesa Toei Company, produzidas a partir de 1982 com Uchuu Keiji Gyaban, durando até 1998, com Robotack. Ao longo dos anos o gênero foi sofrendo modificações até ser extinto em 1998.
De todos os subgêneros do Tokusatsu, este foi provavelmente o que mais fez sucesso na televisão brasileira. Em 1988, Jaspion começou a ser exibido pela Rede Manchete e rapidamente se tornou febre nacional. Na esteira do sucesso de Jaspion, nos anos seguintes vieram Jiraiya e Jiban, que também alcançaram sucesso. Outras emissoras se entusiasmaram com o sucesso e passaram a exibir outras séries de Metal Hero, inclusive anteriores a Jaspion. A Rede Bandeirantes trouxe Metalder e Sharivan, enquanto Gavan (com o título de Space Cop) e Shaider foram vistos na tela da Rede Globo e TV Gazeta. Em meados da década de 1990, a Manchete exibiu Winspector e Solbrain, fechando o ciclo dos Metal Heroes na televisão do Brasil
Gavan
Detetive Espacial Gavan (宇宙刑事ギャバン Uchū Keiji Gyaban?, 1982): primeira série da franquia, narrava a história de Retsu Ichijouji, filho do oficial Voicer e de uma terráquea que fora levado para a Estrela Bird, planeta natal de seu pai, para tornar-se um Policial do Espaço. Anos mais tarde, Gavan retorna à Terra quando o planeta está sob ataque da Makuu, organização liderada pelo terrível Don Horror. Sucesso de público e crítica, a série revolucionou o tokusatsu japonês e tornou-se uma das mais famosas séries do gênero naquele país. Exibida no Brasil sob o nome Space Cop.

Sharivan
Detetive Espacial Sharivan (宇宙刑事シャリバン Uchū Keiji Shariban?, 1983): continuação direta de Gavan, a série contava a história do guarda florestal Den Iga (que fora salvo da morte por Gavan no decorrer da série anterior) e sua chegada à Terra para combater a Sociedade Secreta Mad, encabeçada pelo demônio Mao Psych. Assim como Gavan, Sharivan sagrou-se um grande sucesso em seu país. Exibida no Brasil com os nomes Detetive Espacial Sharivan e Sharivan, o Guardião do Espaço.

Shaider
Detetive Espacial Shaider (宇宙刑事シャイダー Uchū Keiji Shaidā?, 1984): Última série da trilogia, acompanhava o jovem Dai Sawamura em defesa da Terra contra o clã Fuuma. Embora a série tenha seguido a mesma linha das produções anteriores, Shaider não repetiu o sucesso da fórmula, sequer alcançando seus antecessores quando exibida em seu país de origem. Exibida no Brasil sob o nome Shaider e Policial Espacial Shaider.

Essas três séries dos Policiais do Espaço tinham muitas coisas em comum como: suas transformações acontecem em milésimos, dando tempo para se fazer vários movimentos; o vilão principal sempre é um personagem que possui o corpo imóvel ao longo da série (Don Holer, Maoh Saiki e Kubilai); também a relação de personagens nas três séries que são o Comandante Kom, sua assistente Marin e Kojiro (que fez papeis diferentes); por último esses heróis utilizam técnicas diferentes usando chutes e socos.

Tendo em vista a relativa pouca repercussão de Shaider, as próximas séries foram idealizadas de forma semelhante, porém com certas alterações a fim de recuperar a audiência perdida. No entanto, elas não são continuações dos Uchuu Keiji, tampouco relacionam-se uma com a outra:

Jaspion
Investigador de Monstros Juspion (巨獣特捜ジャスピオン Kyojǔ Tokusô Jasupion?, 1985): Concebida nos moldes dos Policiais do Espaço, Jaspion narrava a saga do protagonista homônimo, garoto órfão criado pelo profeta galáctico Edin para um dia tornar-se o guerreiro que destruirá o demônio Satan Goss e seu império dos monstros. Embora Jaspion possua certas modificações em relação a seus antecessores (sendo a principal delas a utilização de um mecha gigante de batalha), a série não obteve o sucesso esperado pela Toei. Primeira série da franquia a ser exibida no Brasil (sob o nome O Fantástico Jaspion), tornou-se um sucesso instantâneo em meados dos anos 80, desencadeando uma febre nacional do gênero tokusatsu no país.

Spielvan
Guerreiro Dimensional Spielban (時空戦士スピルバン Jikū Senshi Supiruban?, 1986): Spielvan contava a história de Yusuke Jou e Diana, um casal de órfãos enviados ao espaço em uma nave super-tecnológica após sua terra natal, o Planeta Clean, ser destruído pelas mãos do Império Water. Muitos anos depois, quando Water ataca o planeta Terra, os dois partem para defender o planeta das investidas da organização, chefiada pela Rainha Pandora e pelo misterioso Senhor Water. Exibida no Brasil sob o nome de Jaspion 2, numa jogada de marketing para obter audiência na popularidade de seu antecessor, embora o nome Spielvan fosse mantido na dublagem.

Metalder
Super Humano Máquina Metalder (超人機メタルダー Chōjinki Metarudā?, 1987): A partir de Metalder as séries adotam temáticas distintas, abandonando os enredos espaciais. Com um tom mais sério e homenageando o herói de sucesso dos anos 70 Kikaider na sua concepção visual,

Loading comments...